segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A ausência de Jesus fez-se sentir

Goste-se ou não do estilo brutamontes, meio labrego e enérgico do mister JJ, a verdade é que, pelo menos no Sábado, se notou muito a sua ausência!

A equipa vinha claramente a subir de forma nos últimos jogos. Já se via garra em quase todos os jogadores e alguma daquela magia que tanto gostamos nos pés dos mais criativos. Apenas Matic continuava a destoar e insistia em passear pelo campo "a trote", completamente desligado e indiferente ao jogo (a pedir claramente uma estadia no banco de suplentes até voltar a acordar).

No entanto, apesar do crescendo de forma, no jogo com o Braga voltámos a estar um pouco apáticos e com falta de ideias. Até deu a ideia de que a ambição ficou muito aquém do esperado e que os jogadores estavam contentes com o empate.

Sem dúvida nenhuma que fizeram muita falta os berros de Jesus para meter aquela malta a mexer a bunda!!

Depois de uma primeira parte em que a equipa toda nivelou o jogo pelo padrão de Matic, o sérvio deve ter ficado lixado por o andarem todos a imitar e decidiu voltar a destoar da equipa... aparecendo na segunda parte FINALMENTE (em boa hora) a jogar com garra e atitude, aproximando-se um pouco do Matic que conhecemos. Valeu-nos uma vitória importantíssima esta exibição do Homem Aranha!!

Espero que finalmente encarrile e a partir de agora se mantenha assim. E que a equipa (agora sim) se nivele por ele.

São 4 jogos sem treinador. Um deles já foi (o mais difícil), só faltam três!

Muitos estarão contentes pela sua ausência (falo de benfiquistas)! Eu acho que JJ vinha a conseguir recuperar esta equipa: a confiança, os níveis de intensidade, a estabilidade e a alegria da equipa, portanto espero que volte rapidamente. Quanto à sua permanência, no final da época falamos. Isso agora não interessa nada, agora é preciso é unirmo-nos e apoiar!

Notas sobre alguns jogadores (já falei de Matic):

Sílvio - é engraçado como este Sílvio, apesar de dextro, joga bem melhor do lado esquerdo (a atacar). Do lado esquerdo torna-se muito mais imprevisível, porque ou foge para a linha de fundo e centra bem, ou então mete para dentro e remata com o pé direito. Já do lado direito, ele perde a opção de entrar para dentro porque não consegue rematar com o pé esquerdo (só consegue centrar), tornando-se muito mais previsível.

Djuricic - tenho criticado JJ por o meter a 2º avançado. Pareceu-me que no Sábado jogou mais recuado e mesmo assim fez uma exibição péssima. Perdeu uma boa oportunidade de provar que é bom jogador!

Markovic - já todos viram que tem muito talento, mas ainda tem que comer muita papinha para ser alguém! Parece-me muito verde ainda para jogos desta importância (viu-se a quantidade de golos fáceis que falhou contra o Olympiakos e a exibição fraquinha contra o Sporting). E com aquela atitude ao ser substituído, está mesmo a pedir para ficar no banco uns bons jogos. Tem que crescer muito ainda!!

Ivan Cavaleiro - continua a surpreender pela positiva. Excelente intensidade e muita muita muita técnica e controlo de bola (muito mais do que parecia que tinha na equipa B)! Grande defesa do Eduardo a negar-lhe o golo que lhe daria a ele (em vez de ao Matic) o prémio de herói da noite.

2 comentários:

  1. Michel Preud'Homme,

    Sobre o Sílvio: acho que este ainda não atingiu a sua melhor forma. Contudo, penso que tem muito a melhorar na sua capacidade de centro. Aliás, todos eles precisam. Talvez o melhor nesse capítulo, nas laterais seja mesmo o Siqueira...

    Sobre o Djuricic: podes ler aqui a minha opinião sobre ele...
    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/11/djuricic-vitima-do-sistema.html
    Não acho que tenha jogado assim tão recuado, ontem ao final da tarde.

    Sobre o Markovic: acho que o problema ontem foi terem trocado as funções de criação e de finalização entre Markovic e o Djuricic...

    Sobre o Ivan Cavaleiro: completamente de acordo. Eu até acho que ele tem aprendido imenso trabalhar tacticamente, ou seja, ter outras preocupações que não seja ficar na mama à espera de uma oportunidade para ele desequilibrar. Grande abnegação a ajudar o André Almeida a defender na segunda parte. Muito bem! Acho que o seu primeiro golo na equipa A estará por jogos...

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com ideia que jogou um bocado mais recuado do que em outros jogos... mas realmente podia (e devia) ter jogado muito mais recuado!!
    Concordo plenamente quando dizes que é vítima do sistema. Já o escrevi aqui várias vezes e já havia escrito sobre o Aimar também.

    Quando escrevi sobre as incongruências de JJ (http://benficaapreudhomme.blogspot.pt/2013/08/as-incongruencias-de-jorge-jesus.html) referi que, quando chegou ao Benfica, uma das primeiras coisas que mudou, em relação ao sistema do Quique Flores, foi recuar o Aimar para perto dos nossos defesas centrais, para, tal como dizes, jogar de frente para o adversário e não de costas para o adversário. Foi uma pequena mudança que fez toda a diferença.

    No ano seguinte, foi o próprio JJ que desfez essa (boa) mudança que ele próprio tinha implementado e começou a voltar a meter o Aimar a jogar atrás do Cardozo. A partir daí, só vimos o grande Aimar a espaços, até desaparecer completamente.

    ResponderEliminar