quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Quem está a mais na Selecção

A equipa nacional está de parabéns pela qualificação para o Mundial e os portugueses, por tudo o que têm passado e pela forma como têm aguentado, mereciam esta alegria!!

No entanto, ontem ficou mais do que comprovado que esta Selecção não tem grandes condições para ir muito longe no Mundial (espero bem estar enganado!). A dependência de Ronaldo é mais do que evidente e muito perigosa. Quando assim é, poucas são as chances de se ganhar alguma coisa.

(É inacreditável o CR7!! Se no ano passado já devia ter ganho a Bola de Ouro, este ano então, coitadinho do Messi. O mais ridículo é que a vão dar ao Ribéry... sem comentários!)

O jogo de ontem só veio confirmar (poucas dúvidas existiam) que está ali muita gente a mais. Dos quais os que mais e destacam são estes:



Paulo Bento - não o quero massacrar muito, porque gosto do homem. É um tipo simpático, gosto da sua postura, parece-me ser honesto e demonstra ter princípios! Até já tive oportunidade de jogar futebol com ele e pareceu-me 5 estrelas. Mas nada disto faz dele um bom treinador...

Ontem ficou MAIS UMA VEZ demonstrado que Paulo Bento não sabe mexer na equipa. Não tem instinto nenhum para a coisa. Não age, apenas reage! Fizemos uma 1ª parte boa e consistente. Na 2ª parte, os Suecos entraram com enorme intensidade e começaram a controlar à vontade o meio campo. O nosso meio campo estava de rastos, não tínhamos bola e estava na cara que era uma questão de minutos até eles marcarem o primeiro. E se marcassem o primeiro, podiam marcar um segundo e por aí fora. Era urgente refrescar o miolo (ou tirar o Nani e acrescentar um elemento no meio campo)!! Não é que Paulo Bento demorou DOIS GOLOS SOFRIDOS para perceber que tinha que reforçar o meio campo? Podia ter custado a presença no Mundial aquela brincadeira!!

Resumindo, Paulo Bento é um tipo porreiro, mas não tem mãozinhas para uma Selecção deste calibre. Pode ser que os ares do Brasil o inspirem, ou que CR7 consiga estar em "dia sim" durante 7 ou 8 ou 9 jogos seguidos (para este Cristi tudo é possível)... se assim não for, duvido que cheguemos longe!

Meireles - já foi bom jogador, mas já não é, tão simples como isto. Está velho, tem pouca intensidade, não defende e ataca pouco. Ainda assim, acho que pode ser uma opção válida tê-lo no banco de suplentes.

Nani - é uma anedota!! Nani parece um miúdo de 18 anos a jogar à bola. Egoísta, pouco práctico, egoísta, decisões erradas, egoísta, passes errados (os poucos que tenta fazer)... e aquilo que fazia bem que era fintar o primeiro e fazer um cruzamento ou um passe de morte, já não consegue fazer. No um para um é raro conseguir passar pelo defesa. Nani precisa de um banhinho de humildade!!

Hugo Almeida - o que dizer mais de Hugo Almeida? De longe o pior de todos!! Hugo Almeida faz TUDO MAL!! Nunca vi um jogador tão mau... ao nível do Bruno Cortez!! Perdoem-me os dois, acredito que sejam excelentes pessoas, mas esqueçam o futebol!! Hugo Almeida é lento, não tem técnica, é lento, não sabe passar, é lento pa crl, falha golos de baliza aberta como nunca vi ninguém a falhar, demora a fazer tudo, atrapalha os próprios colegas de equipa... enfim, não sei mais o que dizer. Tirem por favor o Hugo Almeida da Selecção!!

Estes são os 4 principais casos a mais. Depois ainda há ali mais uns (tipo o João Pereira, que na minha opinião é um "passador" tremendo) que não deviam ser titulares, mas as opiniões devem divergir muito, portanto não vale a pena entrar por aí.


PS - Ainda assim, Paulo Bento é sem dúvida melhor do que Carlos Queiroz. Paulo Bento tem uma coisa boa, que é não inventar e convocar (quase sempre) os melhores. Queiroz não só montava mal a equipa como ainda por cima inventava nas convocatórias, chamando Dudas e coisas parecidas.

9 comentários:

  1. Michel,

    Tenho de descordar contigo em muitos pontos neste artigo, meu caro. Percebo a tua crítica ao Paulo Bento, mas há coisas que... epá é futebol. Que culpa tem o Paulo Bento se o Bruno Alves é comido pelo Ibrahimovic num canto? Que culpa tem o Paulo Bento do piu-piu (mais um!) do Patrício? Concordo que William Carvalho deveria ter entrado mais cedo, mas crucificar o seleccionador, por em menos de 5 minutos a Suécia ter conseguido dar a volta... enfim. Acho é que o PB poderia ter trabalhado muito mais a equipa, não para este jogo, mas durante a fase de qualificação. Não apresentámos grande qualidade de jogo e muitas vezes a nossa estratégia estava errada.

    Quanto ao Meireles, concordo em absoluto. No artigo que escrevi no meu blog eu preferia ter entrado com o Carvalho a titular, libertando o Veloso para interior esquerdo e o Moutinho para médio mais ofensivo. Acho que muito do caudal ofensivo da Suécia nunca teria acontecido. Aliás, basta olhar para o "antes de Carvalho" e "depois de Carvalho" neste encontro. Acho que o Meireles só lá anda por causa do balneário. Dá-me a sensação que é um dos líderes por lá e o PB não quer abdicar deste "yes man". Concordo contigo que pode ser uma solução de banco, mas mesmo aí, será que Manuel Fernandes do Besiktas não seria melhor?

    Quanto ao Nani, o tipo está mesmo em fora de forma. Mas, é outro que pertence ao grupo que Paulo Bento sente confiança. Acho que é por aí que ele ainda lá joga. O PB até parece estar a pensar bem, mas será que isso é pensar no bem de Portugal? Talvez não. De qualquer forma, quem é que poderia jogar naquela posição? Varela e Bruma, dois "wannabes Ronaldo"? É que o Nani ainda se sente à vontade de jogar no centro do terreno, conforme mostra a jogada para o 1º golo de Portugal... talvez Danny do Zenit, também seja capaz de fazer o mesmo...

    Ninguém gosta do Hugo Almeida! Mas, a verdade é que ontem ele aguentou o jogo praticamente todo (PB substituiu-o para defender o resultado com o Ricardo Costa), coisa que o Postiga não consegue. Depois ele soube sempre jogar com e para o Ronaldo. Algo que nem Postiga faz, por exemplo. O problema é que pensamos que o Almeida tem de ser o nosso goleador, mas nem ele é muito bom nisso, nem Portugal joga para ele, como o Benfica joga para o Cardozo. Sendo assim, se pensarmos que o Hugo Almeida está lá para ser um engodo à defesa adversária, criando espaço e linhas de passe para o Ronaldo, talvez assim percebemos a utilidade dele em campo. Ah! E ao contrário do que se possa pensar, até acho que o Almeida tem maior amplitude de movimentos (cai mais vezes nas linhas e desce mais vezes no terreno que Postiga e Éder, por exemplo) do que os outros dois avançados convocados. Pergunto-me é se Nélson Oliveira também não poderia fazer o mesmo...

    Quanto ao "PS", acho injusto a crítica ao Duda. Basta veres o Málaga para perceberes o quanto ele é influente na manobra da equipa e o quanto a sua polivalência é importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP, não quero crucificar o PB (até salientei que gosto dele). Simplesmente acho que ele não tem mãozinhas para aquilo.

      Se esses cantos todos apareceram e se o livre apareceu (falta estupida do Veloso que estava todo roto) foi porque perdemos o controlo do meio campo e do jogo. PB poderia ter evitado isso se soubesse ler o jogo mais rápido. Repito: por acaso só foram 2 golos, mas podíamos ter falhado o Mundial com aquela brincadeira!

      Meireles e Nani estamos de acordo (Varela ou Danny podem substituir, pelo menos até o Nani acordar para a vida).

      Hugo Almeida nao pode ser elogiado por aguentar um jogo todo! Se eles querem ser jogadores de futebol e se um jogo de futebol tem 90 mins, o mínimo é que sejam capazes de aguentar 90mins. Tb nao gosto do Postiga, mas acho que combina melhor com o Cristi (ao menos sabe passar a bola e finalizar). Mas acho que o titular devia ser o Éder e ser substituído pelo Nélson Oliveira nas 2ªs partes.

      No final das contas acho que afinal nao discordas assim tanto de mim, e eu concordo com praticamente tudo o que disseste tb!

      Eliminar
    2. Só não concordo com a leitura do Almeida vs Postiga. Não acho que o Postiga jogue para alguém. Por exemplo, na Luz, o Ronaldo fartou-se de tentar combinar com o Postiga e ele ou estava distraido ou estava atrasado. Já com o Hugo Almeida, há ali uma química. Talvez porque o Hugo saiba quem é o mestre joga simples e prático para o Ronaldo e tem a percepção das movimentações do camisola 7. Aliás, pode parecer piquinhas o que vou escrever, mas é que sendo canhoto, o Almeida tem tendência para fugir para a esquerda. E como sabe que não é tão bom finalizador, acaba por ocupar uma posição de assitente para o Ronaldo, criando uma cumplicidade e dinâmicas que mais nenhum avançado português, consegue com o Ronaldo.

      Aliás, para jogar com o CR7 o ponta-de-lança tem de abster-se nas suas funções supostamente principais, ou seja, finalização. Por isso é que o Benzema também não marca muitos golos. É como acontecia com o Falcao e o Hulk, o colombiano trabalhava mais para o brasileiro do que o contrário.

      E, não discordo assim tanto de ti. Aliás, os argumentos de uns e outros acabam por ser mais ou menos plausíveis. Dependem é muitas vezes do ângulo e no momento que vemos as coisas.

      Um bom exemplo é a situação do Veloso no lance que falaste. Torna-se imensamente desgastante quando estás a jogar e tens constantemente de dobrar o teu colega de equipa, neste caso o Meireles. Haverá sempre o risco de numa segunda bola não conseguires chegar primeiro e fazeres uma falta crítica para a tua equipa. Acho que é por aí que o Veloso pecou nesse lance. Aliás, não foi bem ele que pecou...

      Já agora, há um antes e depois da entrada do William Carvalho. Muito bem o Paulo Bento na substituição/leitura de jogo. Só pecou por tardia...

      Eliminar
    3. Sobre o Veloso, foi isso mesmo que quis dizer. Nao foi ele que pecou. Ele fez a falta (estupida), mas a culpa nao foi dele de estar todo roto, foi do PB.

      "Já agora, há um antes e depois da entrada do William Carvalho. Muito bem o Paulo Bento na substituição/leitura de jogo. Só pecou por tardia..."

      Ora aí está... foi exactamente essa a crítica que fiz a PB. Ele tem o mérito de quase sempre escolher os jogadores certos. Mas mexe sempre tarde de mais!! Nunca age, reage! E isso numa fase final de um campeonato do Mundo paga-se muito caro... por isso concluo que ele não tem mãozinhas para isto!

      Eliminar
  2. O Paulo Bento como seleccionador, e particularmente treinador, não é mau, o problema, penso, é as "jogadas" de bastidores. Ele é um "pau mandado" do facturas e do mendes.

    Relativamente aos jogadores que não merecem envergar a camisola das quinas, e as alternativas existentes, segue a baixo a minha ideia:

    - Na baliza não estamos mal. O Patricio e o Eduardo dão garantias, o problema é que o Beto, não merece estar lá. Mas quem temos?

    - Na defesa há "luta". João Pereira não dá mais que o que se já viu. Ataca relativamente bem, mas a defender é uma nódoa autentica. Um Ribéry, ou outro da mesma categoria "faz" o que quiser dele. Não é por ser do Benfica, mas o André Almeida (que muita gente não sabe, foi formado no Belenenses como lateral direito) é bem mais seguro. Não sobe tanto, mas compensa, e muito bem, a defender. Um outro que pode aparecer é o Cédric, mas não tem consistência para ombrear. Será que o Cancelo, (Jesus aqui pode "ajudar") pode vir a ser alternativa?
    - O Antunes não é mau, mas o Silvio a continuar a boa forma que está é um candidato forte a ser suplente do Fábio.
    - O "Bruto" Alves e Pepe, neste momento são titulares. O Neto é uma boa alternativa. O quarto central é que não "aparece. O Ricardo Costa é demasiado "anjinho", e viu-se nos jogos em que foi titular, onde erros infantis sobressaem. Assim de repente vem-me á ideia o Sereno, Miguel Vitór (atendendo que na Grécia tem estado bem), Rolando, apesar de ser o espelho do fcp (sarrafeiro), é bem melhor que o Ricardo Costa. Mas pode haver, e deve mesmo, melhores que os que apontei para quarto defesa.

    - No meio campo nota-se a falta de um "maestro". O João Moutinho pode desempenhar esse papel, embora não seja um Rui Costa ou Deco, tem técnica e arte para o fazer. Titular. O Miguel Veloso não tem "cabedal" para defender e depois sair a jogar. Ocupa bem os espaços na defesa, mas a sair para o ataque não tem "jeitinho". Suplente. O Meireles e o Micael são cartas fora do baralho. O 1º já não tem estaleca para andar por lá. O 2º nem sei como chegou á selecção. As alternativas passam, a meu ver, por Ruben Amorim, Adrien Silva, William Carvalho, e Manuel Fernandes. Haverá outros, mas estes são garantia de qualidade absoluta. Se fosse eu o treinador, o meio campo era composto por este trio: Manuel Fernandes (médio recuperador de bolas/trinco), Ruben Amorim (box-to-box nº8), e João Moutinho (organizador/nº10, ou lá como queiram). Mas atenção, tanto Carvalho como Adrien podem muito bem serem titulares, os valores são idênticos. O único que é titular, sem dúvidas algumas, é o Moutinho.

    - Nos extremos é que vem o grande ponto de interrogação/problema. Cristiano Ronaldo, nem vale a pena falar. O melhor do mundo é a alma da selecção. Titularissimo! Nani, ou aprende a ser humilde e a desenvolver, já que não dá nada a nivel de passe (curto, longo, desmarcação, cruzamento á linha), ou fica na praia a ver o mundial. Acredito que consiga dar provas para ser uma peça importante. Quanto a outros extremos, e aqui fico banzado com as tão poucas alternativas que despomos actualmente em comparação com outros anos, para além de Vieirinha e Bruma (que deve ir, pois parece ser uma boa alternativa para o onze titular), não temos ninguém á altura. O Varela se for, mais vale o Ivan Cavaleiro, são idênticos (força e velocidade, embora o Ivan por ser mais novo consegue ser mais rápido), não contava com ele. O Quaresma, não sei como "anda", podia ser um jogador a contar, mas acho que esta hipotese é quase uma comédia. Ou não. Aponto o Miguel Rosa só por uma questão: tem valor superior ao Varela, por exemplo, e é disciplinado. Não vislumbro mais alternativas.

    ResponderEliminar
  3. Continuando o meu raciocinio.

    - No ataque é que vem o outro calcanhar de Aquiles da selecção. O Postiga não é mau, mas não é o goleador que temos de ter (eu que desanquei o Pauleta, agora "peço" que jogue). É outro Nuno Gomes depois da Fiorentina. O cepo do Hugo Almeida nem deve ser falado, tão mau que é. O homem falha golos como Pringle. O Éder pode ser uma boa aposta, mas tem de começar a marcar. O Nelson Oliveira, acreditando que é esta a época de afirmação, olhando o "jogo" que tem feito em França, só tem de fazer uma lavagem cerebral, para deixar de dizer barbaridades, e jogar o que sabe. Outras alternativas não me aparece.
    O meu onze, atendendo aos jogadores que mencionei, seria este:
    GR - Rui Patricio
    DD - André Almeida
    DE - Fábio Coentrão
    DC - Bruno Alves
    DC - Pepe
    MDf - Manuel Fernandes
    MC - Ruben Amorim
    MAt(nº 10) - João Moutinho
    Extre - Cristiano Ronaldo (tanto na direita, como na esquerda e até a aparecer no meio)
    AV - Hélder Postiga
    AV - Nelson Oliveira
    Poderia-se jogar com mais um extremo, libertando o Cristiano de "tanto" trabalho e o Postiga abancar.

    Poderei ser criticado e algo mais, mas só penso nos que dão mais garantias que muitos que estão lá, acreditando que farão boas épocas.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Michael,

      Tb acho que baliza está tudo normal (Patrício dá uns patos, mas tb o Artur e o Helton dão e não deixam de ser bons GRs por isso).

      Na defesa concordo com tudo o que disseste (o Ricardo Costa é miserável na minha opinião).

      No meio campo, gosto das alternativa que sugeriste. Mas acho que o Manuel Fernandes, por mais que, como Benfiquista, tb tenha pena de aquele diamante bruto se ter perdido, nao tem cabecinha para ser titular da Selecção Nacional. Eu metia Veloso (William será titular a breve prazo, se ganhar mais raça e recuperar mais bolas) Moutinho e Ruben Amorim.

      Na frente, como já referi na respota ao PP, metia o Éder (ou Postiga) a titular e o Nélson Oliveira a substituí-lo.

      Eliminar
  4. Krueger,

    Guarda-redes: Beto também não me convence, mas tem estado a jogar no Sevilla. Tenho pena que o Mika não esteja a jogar. Seria a meu ver o guarda-redes ideal, pelo menos para a 3ª opção, pois tem muito valor. Uma pena não ser aposta.

    Lateral direito: João Pereira é o titular, quer se goste ou não do rapaz. André Almeida ou Sílvio, um deles será o suplente ou o titular, caso o JP não tenha boas exibições. JP só não irá ao mundial se tiver uma lesão grave. Aliás, veremos se Sílvio mantem a boa forma física, pois os últimos tempos tem sido de grande calvário.

    Defesa Central direito: Pepe é o titularíssimo nesta selecção. Há também Neto a jogar e em bom plano no Zenit, conforme mencionaste. Para essa posição há também o Ricardo Costa. Contudo, acho que serão os dois primeiros que vão ao Brasil nesta posição.

    Defesa Central esquerdo: Bruno Alves tem sido o titular e muito provavelmente irá ao Brasil com Paulo Bento. Contudo, não gosto dele. Aliás, acho que tem sido o jogador que mais tem sentido o decréscimo de produção nos últimos anos. Está lento, com pouca capacidade de impulsão e muito quesilento na forma como por vezes exige coisas aos seus colegas de equipa. Engraçado verificar que desde que saiu do Porto caiu a pique... será da amarelinha? Depois, também não gosto do Ricardo Costa, embora ele até esteja em bom plano no Valência e é polivalente. Pessoalmente, gostava de ver jogar nessa posição o Miguel Veloso, pois pretendo uma equipa portuguesa que jogue mais em posse e mais controladora/dona do jogo. Seria uma opção do mesmo estilo que Mascherano no Barcelona e Medel no Chile. Como segunda opção, gostaria que o Steven Vitória estivesse a jogar no Benfica. Aliás, penso mesmo que o português já poderia ter tido mais oportunidades, tal os erros defensivos da dupla encarnada... Notar, que o Vitória seria essencial para acrescentar centímetros na defesa e ganharmos mais duelos nas bolas paradas, quer ofensivas, quer defensivas, facto que Bruno Alves tem estado péssimo.

    Lateral esquerdo: Fábio Coentrão e Antunes são as opções de Paulo Bento e quanto a esta posição não tenho nada a salientar. Prefiro ver um esquerdino nessa posição, até porque como Portugal joga com falsos extremos lá na frentre(Ronaldo, Nani, etc) é preciso ter jogadores que saibam dar profundidade ao flanco. Coentrão e Antunes são portanto a solução mais racional.

    Médio-Centro/Interior-Defensivo: Provalvelmente, o Paulo Bento irá optar pelo Miguel Veloso, como titular nessa posição. Como suplente deverá ir o William Carvalho. Como eu coloquei o Veloso a fazer dupla de centrais com o Pepe, para mim o titular seria o "homem-sombra" o William Carvalho. Ontem houve um antes e depois deste ter entrado no jogo, o que dá para entender o quanto ele é importante na manobra de uma equipa. Joga simples e tem um cabedal de impor respeito. Qual seria a minha segunda opção? Hugo Viana. Acho que o experiente canhoto, poderia ser muito importante nessa posição, tal como o Pirlo renasceu para o futebol nela. A capacidade de passe longo e da visão de jogo do Hugo Viana poderia ser muito importante para a equipa nacional. Ganharíamos igualmente mais uma solução polivalente no onze.

    ResponderEliminar
  5. Médio-Centro/Interior-Transição: O titular com PB é o Raul Meireles, mas este tem estado vergonhoso. João Moutinho é para mim o titularíssimo nesta posição, embora nesta selecção de Paulo Bento, este tenha-o colocado a jogar mais à frente, como médio ofensivo. Como opção de banco apostaria no canhoto Josué. É uma pena o português Duda do Málaga não estar a jogar com regularidade, pois seria muito importante em termos de experiência para esta posição. Por outro lado, é uma pena que David Simão também não esteja a realizar grande época para ser visto como opção para essa posição.

    Médio-Centro/Interior-Ofensivo: A minha aposta para titular nesta posição seria o Manuel Fernandes. Paulo Bento tem apostado no Moutinho nos últimos jogos e bem, pois já viu que o Meireles não estava a ter capacidade para levar a bola para o ataque. Contudo, acho que com Fernandes na equipa, Moutinho poderá recuar um pouco mais, ou até poderão jogar à vez nessa posição, tal a polivalência deles. Como alternativa, tenho gostado muito do Rúben Amorim, que também poderá ser uma opção para médio de transição. O problema é saber se o Amorim estará em condições físicas para a competição, tal tem sido o rol do seu recente historial clínico. Outra opção, mais ofensiva é a utilização de Danny, como "10" mais clássico atrás do ponta-de-lança.

    Extremo direito: Nani tem sido o titular e dado o seu potencial, comigo também iria ao Brasil. A outra opção para esta posição seria o Bernardo Silva. Não sendo um extremo de raíz, o jovem prodígio da Luz é um jogador que está habituado a jogar da faixa para o centro, um pouco como joga o Messi, o Özil e todas as grandes referências ofensivas canhotas do futebol actual.

    Avançado Centro: Postiga tem sido o titular com Paulo Bento e deverá ir ao mundial no Brasil. Contudo, comigo não sei se iria. Por incrível que pareça o titular, para mim, seria o Hugo Almeida. Porquê apostar num tipo que falha golos? Por dois grandes motivos! O primeiro já foi visto ontem: combina bem com o Ronaldo e aguenta praticamente os 90 minutos a elevado ritmo (coisa que o Postiga não consegue fazer). O segundo motivo prende-se com o jogo aéreo e com a utilidade de Hugo Almeida nesse campo, tanto em termos defensivos, como ofensivos. Por estes motivos, também equacionei o Éder. O problema é que este não tem estado em boa forma e não me parece combinar tão bem com os outros jogadores. Quem também levaria era o Nélson Oliveira, se continuar a manter os mesmos índices de trabalho que tem tido em França. Acho que poderia ser uma grande surpresa no Brasil.

    Extremo esquerdo: Ronaldo é titular e ponto final. Para segunda opção nesta posição, temos Varela e Bruma como soluções do mesmo tipo que o Ronaldo, pois são uma espécie de "Ronaldo's wannabes", ou então um jogador que quanto a mim reune experiência e atributos físicos, técnico e tácticos bastante bons para a posição. Falo de Eliseu. Este poderá fazer todas as posições da ala esquerda e direita, assim como jogar no centro do ataque. Manuel Pellegrini que o diga, pois apostava muito neste português. Eliseu sendo um canhoto oferece algo que Bruma e Varela não oferecem na ala esquerda. E, já agora, para fazer o que fazem estes dois, já temos no plantel jogadores como o Ronaldo, o Nani, o Danny e até mesmo o Nélson Oliveira.

    ResponderEliminar