Goste-se ou não do estilo brutamontes, meio labrego e enérgico do mister JJ, a verdade é que, pelo menos no Sábado, se notou muito a sua ausência!
A equipa vinha claramente a subir de forma nos últimos jogos. Já se via garra em quase todos os jogadores e alguma daquela magia que tanto gostamos nos pés dos mais criativos. Apenas Matic continuava a destoar e insistia em passear pelo campo "a trote", completamente desligado e indiferente ao jogo (a pedir claramente uma estadia no banco de suplentes até voltar a acordar).
No entanto, apesar do crescendo de forma, no jogo com o Braga voltámos a estar um pouco apáticos e com falta de ideias. Até deu a ideia de que a ambição ficou muito aquém do esperado e que os jogadores estavam contentes com o empate.
Sem dúvida nenhuma que fizeram muita falta os berros de Jesus para meter aquela malta a mexer a bunda!!
Depois de uma primeira parte em que a equipa toda nivelou o jogo pelo padrão de Matic, o sérvio deve ter ficado lixado por o andarem todos a imitar e decidiu voltar a destoar da equipa... aparecendo na segunda parte FINALMENTE (em boa hora) a jogar com garra e atitude, aproximando-se um pouco do Matic que conhecemos. Valeu-nos uma vitória importantíssima esta exibição do Homem Aranha!!
Espero que finalmente encarrile e a partir de agora se mantenha assim. E que a equipa (agora sim) se nivele por ele.
São 4 jogos sem treinador. Um deles já foi (o mais difícil), só faltam três!
Muitos estarão contentes pela sua ausência (falo de benfiquistas)! Eu acho que JJ vinha a conseguir recuperar esta equipa: a confiança, os níveis de intensidade, a estabilidade e a alegria da equipa, portanto espero que volte rapidamente. Quanto à sua permanência, no final da época falamos. Isso agora não interessa nada, agora é preciso é unirmo-nos e apoiar!
Notas sobre alguns jogadores (já falei de Matic):
Sílvio - é engraçado como este Sílvio, apesar de dextro, joga bem melhor do lado esquerdo (a atacar). Do lado esquerdo torna-se muito mais imprevisível, porque ou foge para a linha de fundo e centra bem, ou então mete para dentro e remata com o pé direito. Já do lado direito, ele perde a opção de entrar para dentro porque não consegue rematar com o pé esquerdo (só consegue centrar), tornando-se muito mais previsível.
Djuricic - tenho criticado JJ por o meter a 2º avançado. Pareceu-me que no Sábado jogou mais recuado e mesmo assim fez uma exibição péssima. Perdeu uma boa oportunidade de provar que é bom jogador!
Markovic - já todos viram que tem muito talento, mas ainda tem que comer muita papinha para ser alguém! Parece-me muito verde ainda para jogos desta importância (viu-se a quantidade de golos fáceis que falhou contra o Olympiakos e a exibição fraquinha contra o Sporting). E com aquela atitude ao ser substituído, está mesmo a pedir para ficar no banco uns bons jogos. Tem que crescer muito ainda!!
Ivan Cavaleiro - continua a surpreender pela positiva. Excelente intensidade e muita muita muita técnica e controlo de bola (muito mais do que parecia que tinha na equipa B)! Grande defesa do Eduardo a negar-lhe o golo que lhe daria a ele (em vez de ao Matic) o prémio de herói da noite.
Michel Preud'Homme,
ResponderEliminarSobre o Sílvio: acho que este ainda não atingiu a sua melhor forma. Contudo, penso que tem muito a melhorar na sua capacidade de centro. Aliás, todos eles precisam. Talvez o melhor nesse capítulo, nas laterais seja mesmo o Siqueira...
Sobre o Djuricic: podes ler aqui a minha opinião sobre ele...
http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/11/djuricic-vitima-do-sistema.html
Não acho que tenha jogado assim tão recuado, ontem ao final da tarde.
Sobre o Markovic: acho que o problema ontem foi terem trocado as funções de criação e de finalização entre Markovic e o Djuricic...
Sobre o Ivan Cavaleiro: completamente de acordo. Eu até acho que ele tem aprendido imenso trabalhar tacticamente, ou seja, ter outras preocupações que não seja ficar na mama à espera de uma oportunidade para ele desequilibrar. Grande abnegação a ajudar o André Almeida a defender na segunda parte. Muito bem! Acho que o seu primeiro golo na equipa A estará por jogos...
;)
Fiquei com ideia que jogou um bocado mais recuado do que em outros jogos... mas realmente podia (e devia) ter jogado muito mais recuado!!
ResponderEliminarConcordo plenamente quando dizes que é vítima do sistema. Já o escrevi aqui várias vezes e já havia escrito sobre o Aimar também.
Quando escrevi sobre as incongruências de JJ (http://benficaapreudhomme.blogspot.pt/2013/08/as-incongruencias-de-jorge-jesus.html) referi que, quando chegou ao Benfica, uma das primeiras coisas que mudou, em relação ao sistema do Quique Flores, foi recuar o Aimar para perto dos nossos defesas centrais, para, tal como dizes, jogar de frente para o adversário e não de costas para o adversário. Foi uma pequena mudança que fez toda a diferença.
No ano seguinte, foi o próprio JJ que desfez essa (boa) mudança que ele próprio tinha implementado e começou a voltar a meter o Aimar a jogar atrás do Cardozo. A partir daí, só vimos o grande Aimar a espaços, até desaparecer completamente.