segunda-feira, 13 de outubro de 2014

4-3-3 sem um avançado centro? Duvido!

É indiscutível que não existe neste momento um ponta de lança de jeito que tenha no BI a nacionalidade Portuguesa. (Continuamos todos à espera que JJ faça do Nélson Oliveira o grande jogador que ele pode vir a ser, tendo em conta o seu potencial.)

Daí a ideia do Fernando Santos em meter a nossa Selecção a jogar em 4-3-3 sem um avançado centro.
Consigo perceber a premissa: montar um esquema em função dos jogadores que se tem. Mas o problema é que nós também não temos jogadores para um 4-3-3 sem avançado centro! Será que Fernando Santos não percebeu isto?

Aliás, poucas ou nenhumas equipas conseguem jogar neste esquema sem terem um avançado centro. O Barcelona bem tentou, após a saída do Villa, jogar com Messi ou Fabregas no meio. Mas aquela equipa nunca mais foi a mesma.

Ora, a coisa tem ainda menos hipótese de funcionar quando é o Danny o jogador escolhido para aquela posição. A chamada de Danny faz sentido, mas não tem qualidade para ser titular... nem no centro nem nas alas.

Vamos ver o que acontece com a Dinamarca mas, com este esquema, duvido que consigamos ter sucesso. Espero bem estar enganado!!

Pelo lado positivo, já se viu muito mais qualidade neste lote de seleccionados. Um meio campo com jogadores como Tiago, Adrien, William, Gomes, Moutinho ou João Mário impõe muito mais respeito do que com os ultrapassadíssimos Meireles e Veloso. Uma frente de ataque de onde saem coxos como Hugo Almeida e Postiga e entra... ninguém (!) é uma frente de ataque mais forte pelo simples facto de não ter lá coxos.

Na defesa é que parece que ainda há que procurar soluções melhores:

-Bruno Alves já devia ter deixado de ser convocado há uns 2 ou 3 anos. Neto não foi convocado!? Ricardo Carvalho parece ser a melhor opção (imediata) para fazer dupla com Pepe. Mas precisamos de centrais para o futuro da Selecção.

-Eliseu (sim o nosso Eliseu) é um buraco autêntico. Mas com Coentrão e Antunes o lado esquerdo até está bem servido. Cédric não convence. André Almeida seria a melhor opção para defesa direito. Com André Almeida (mais defensivo) de um lado e Coentrão (mais ofensivo) do outro, acho que se conseguia alcançar um equilíbrio perfeito.

Venha o jogo com a Dinamarca, que curiosidade não falta para ver do que o Engenheiro é capaz!!

2 comentários:

  1. Michel,

    Por acaso tenho de discordar contigo meu caro. Eu acho que Portugal anda há pelo menos quase uma década a tentar forçar uma solução que não temos, i.e., a de um ponta-de-lança de raiz. E, devido a isso, deixámos de ter extremos puros para termos avançados interiores. Deixámos de ter 10 clássicos, para termos avançados construtores de jogo, i.e., falsos 9s, mas também médios interiores construtores de jogo.

    Neste sistema de falso 9 de 4-3-3 ou até mesmo de 4-1-2-1-2, conforme as pessoas interpretarem o posicionamento do "9,5", vejo o Nélson Oliveira a ser um substituto do Ronaldo, vejo um Bernardo Silva a ser um substituto do Danny a "9,5" e hoje vi um Quaresma a querer ser o substituto de Nani como companheiro de ataque de Ronaldo. Éder é que não vejo como solução, a não ser para ir para o molhe e perturbar o adversário para arranjar uma 2ª bola que um Ronaldo possa aproveitar. De resto não vejo utilidade nenhuma.

    Danny tem qualidade, mas ele próprio precisa de encontrar um espaço na selecção que nunca teve a 100%, portanto é dar-lhe jogos neste momento.

    O Meireles está ultrapassado, concordo. Agora o Veloso... tem um pé esquerdo impecável e como poucos em Portugal. Bem aproveitado é jogador para fazer pelo menos 4 posições: central, defesa esquerdo, médio defensivo e médio interior esquerdo.

    Concordo com o Bruno Alves. Para mim os meus centrais seriam: Pepe e Ricardo Carvalho a titulares neste momento e José Fonte e Miguel Veloso no banco.

    O Eliseu não é mau jogador. O problema é que neste momento, o lateral da selecção não pode ter tanta propensão ofensiva, pois não há um sistema de compensações a funcionar a 100%. Para mim, o Coentrão seria o médio interior/ala/extremo esquerdo que falta a Portugal e diria mesmo a Eliseu para que a ala esquerda funcione.

    A ver se amanhã escrevo um artigo um pouco sobre isto e sobre o jogo da Dinamarca. ;)

    ResponderEliminar
  2. PP, fiquei sem perceber em que é que discordaste de mim?
    Concordo contigo quando dizes que não devemos forçar uma solução que não temos. Se não há avançado centro, não vale a pena forçar e inventar. Éder não é solução, de facto.
    Eu não discordo do sistema 4-3-3 sem avançado centro puro.... o que acho é que Danny não é de certeza o homem para aquela posição.

    Temos que arranjar alguém que faça aquela posição... Bernardo Silva pode vir a ser uma solução (mais no futuro). Talvez o André Gomes seja uma boa ideia no imediato... William, Tiago, Moutinho e André Gomes como vértice mais adiantado do losango a aparecer entre CR7 e Nani... era de se experimentar!!

    ResponderEliminar