segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mais fracos em tudo... menos na manha!

Assim se resume até agora este Benfica 2014/2015: mais fracos em todos os aspectos, menos na manha!

MAU:
Voltamos à mesma tecla - uma preparação amadora da época só poderia resultar numa diminuição brutal da qualidade da equipa.

Já vamos em Outubro e continuamos sem ter GR (posição chave em qualquer equipa do mundo).

Lisandro tem uma qualidade de passe bem melhor do que Jardel, mas será que conseguirá defender melhor que o brasileiro? Eu, por agora, mantinha a aposta no Lisandro para ver se pega.

Eliseu é, tacticamente, um defesa esquerdo miserável. Se um extremo o apanhar no um-para-um, Eliseu até poderá safar-se bem algumas vezes, mas o problema é que nunca o vão apanhar no um-para-um porque ele simplesmente não está lá. O corredor esquerdo tem sido um autêntico passador... foi assim com o Zenit, com o Estoril e com o Leverkusen. Sílvio despacha-te por favor!

Para ajudar à festa no corredor esquerdo, não temos um trinco em condições que saiba compensar os desequilíbrios. Cristante nem comento e Samaris continua a tentar aprender a coisa. Ver constantemente, na Alemanha, 4 atacantes contra os nossos 4 defesas (ou 3, onde andava o Eliseu?), sem aparecer ninguém do meio campo para apertar o espaço entre defesa e meio campo foi confrangedor! Ninguém percebe porque não joga ali o André Almeida.

De Enzo para a frente, a coisa melhora em termos de opções. Mas os da frente nunca vão conseguir fazer bem o seu trabalho se não há equilíbrio cá atrás. Ou acham mesmo que o Lima anda a jogar mal só porque anda desinspirado? Parece-me que Jonas e Lima poderão fazer uma dupla excelente, mas veremos...

A primeira parte do jogo contra o Arouca de ontem, se fosse contra uma equipa decente como um Zenit ou um Leverkusen, teria terminado com o Artur a ir buscar a bola às redes umas 4 ou 5 vezes!

BOM (ou menos mau):
Pelo lado positivo, o que se pode dizer é que esta equipa do Benfica continua, de ano para ano, a ficar mais experiente e consciente daquilo que consegue e deve fazer (fruto da estabilidade proporcionada por mantermos o treinador).

Este ano, com a diminuição brutal na qualidade do plantel, este aspecto sobressaiu ainda mais!

Vê-se uma equipa que tem consciência das suas limitações e que sabe ser manhosa e esperta nas alturas chave... isto tem-nos permitido vencer os jogos todos do campeonato sem grandes brilhos, mas assegurando o primeiro lugar isolado na tabela.

Claro que isto só é suficiente para consumo interno. Para a Europa é manifestamente insuficiente! Jesus sabe disto e parece que abdicou mesmo da coisa. É triste! Mas estará errado?

...

Se conseguirmos aguentar as pontas até ao regresso de reforços importantes como Sílvio, Fejsa, Amorim e Sulejmani, pode ser que a coisa se componha! Até lá, seguimos o nosso caminho com apreensão e sem grandes expectativas!

2 comentários:

  1. Fejsa é um dos melhores médios defensivos que alguma vez passou pelo Benfica. Nas vezes que jogou fiquei impressionado com a quantidade de bolas (lances) que recuperava e como endossava a bola sempre jogável. Se recuperar bem será o nosso maior reforço para a segunda metade da época.

    ResponderEliminar
  2. Tou nessa!
    O que me custa é muitos anos depois da normalidade ter sido reposta, nos confrontar-mos com uma equipa de remendos e de "maçaricos" em formação acelerada!
    Parece que vai recomeçar (quase) tudo a partir do zero!

    ResponderEliminar