segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ou alinham com o Sistema ou são incompetentes

Vamos por partes.
 
Há poucas coisas piores do que uma pessoa incompetente. Uma delas é vender a própria honra!
Claro que entre uma e outra, escolheria sempre o incompetente. Ao menos não o faz por mal, mas simplesmente porque não tem capacidade para ser melhor.
 
Esclarecido este ponto prévio, passemos à análise da arbitragem de ontem. É importante que não falemos só de arbitragens quando perdemos pontos.
 
Começo por constatar que, das poucas vezes que não apanhamos com um tipo alinhavado com o Sistema, apanhamos um incompetente do pior. A arbitragem do jogo contra o Estoril conseguiu ser pior do que as exibições do Estoril e do Benfica juntas, algo que não é nada fácil:
 
-Um árbitro que vê uma mão escandalosa dum homem do Estoril à frente do seu nariz, no meio campo, e manda seguir, depois vai assinalar aquele penalty a favor do Benfica? Que raio de critério vem a ser este?
 
-Um árbitro que vê entradas assassinas dos homens do Estoril e não expulsa ninguém? Mas depois numa faltinha normal mostra o segundo amarelo ao tipo do Estoril? Onde está o critério?
 
-Um árbitro que deixa passar a agressão evidente ao Maxi?
 
Nesta arbitragem o que se viu foi uma falta de critério escandalosa, ora beneficiando uma equipa num momento ora prejudicando-a no momento a seguir. Isto demonstra uma tremenda incompetência e estraga completamente um jogo de futebol.
 
A falta de critério nem costuma ser o problema dos árbitros nacionais. Normalmente o critério é bastante uniforme: beneficiar o fcp e prejudicar quem quer que lhes faça frente (e o único que lhe tem feito frente é o Benfica - mas vamos já ver na próxima jornada como vai ser o fcp-scp. Estou muito curioso para ver a arbitragem desse jogo!).
 
É muito triste, mas isto leva-me a constatar o seguinte: Se o problema da arbitragem em Portugal fosse de incompetência, o futebol nacional estaria bem mais saudável!! É triste não é? Concluir que o problema da arbitragem em Portugal é tão grave, que estaria bem melhor se fosse simplesmente um problema de incompetência.
 
Fica a pergunta: haverá algum árbitro competente, neste país, que não esteja alinhado com o Sistema?

2 comentários:

  1. Michel,

    Vou deixar-te a seguinte questão: será que eles não são competentes a passarem a ideia de serem incompetentes?

    ;)

    ResponderEliminar