terça-feira, 22 de outubro de 2013

Difícil estar optimista para o Olympiakos

Estou a tentar, mas não está fácil...

Depois da miséria de exibição que fizemos no último jogo da champions, o que é que me diz que amanhã será diferente? Nada!

Aqui há uns tempos no jogo com o Gil Vicente (se não me engano) em que ganhámos com um golo no último minuto, arrancado a ferros, Jorge Jesus disse que aquele resultado tinha sido melhor do que uma goleada, pela motivação que trazia, pela forma como tinha sido obtido com tanto sacrifício.

Pois neste momento, eu acho que o que esta equipa (e os adeptos) precisa urgentemente é mesmo de uma goleada (3-0 não é goleada, mas já era suficiente)!!

Precisamos de sentir que ganhamos um jogo à vontade e com tranquilidade. Precisamos que os jogadores se soltem duma vez por todas e sintam que as coisas lhes estão a correr bem. Precisamos todos de recuperar confiança, jogadores, treinador, adeptos, etc.

Não me parece que vá ser o caso amanhã... mas a verdade é que não é impossível e num jogo de champions, onde os árbitros não são controlados pelo rival, ainda menos impossível se torna! E golear num jogo de champions seria uma injecção de confiança enorme!

Portanto, há que acreditar! Só a enorme vontade de que as coisas estejam melhores é que me traz alguma ilusão para este jogo mas, à falta de melhor, é a isto que me vou agarrar.

E não preciso de mais, amanhã lá estarei na Catedral!

Parece que Sulejmani, Markovic e Fejsa não são opções para amanhã. Estou convencido que JJ vai jogar com Matic e Amorim no meio e vai encostar Enzo à direita. Ou então não mexe em Enzo e mete Ola John.

Eu cá retirava mas é o extremo direito e reforçava o meio campo com Djuricic a nº 10 (como na primeira época de Jesus). E se fosse preciso meter um extremo direito, metia o Ivan Cavaleiro, que não só está a jogar bem melhor do que Ola John, como era uma maneira de ver se o Holandês acordava para a vida.

6 comentários:

  1. Jogar sem ala direita, é o mesmo que dar o jogo como perdido... é sempre bom ver os teóricos falar antes do jogo.. ao menos arriscam qualquer coisa, mesmo que horrível...

    O Benfica não ganhou ao Gil Vicente com 1 golo no ultimo minuto, mas sim com 2 golos nos 2 últimos minutos.

    Não estás confiante, com se calhar não estavas antes do jogo com o Guimarães ou Estoril...

    Eu não estou, nem deixo de estar. Quero que o Benfica ganhe, e se não for possível, que não perca. Sou um benfiquista humilde como dizes de Preud'homme, pelo que se não pudermos ganhar, o empate já me vai bem.

    O esquema de jogo poderá ser um dos dois que JJ tem utilizado nos últimos anos: 4-4-2 em losango, ou 4-2-3-1. Eu apostaria mais neste ultimo, embora se perca acutilância ofensiva, tem-se mais coesão no meio campo. Contudo, o mais popular é o 4-4-2 em losango, com Cardozo e Lima na avançada, um mais recuado e móvel (Lima, Rodrigo ou Djuricic) do que outro mais posicional (Cardozo forçosamente).

    Quem faz o lado direito? Gaitan. Ola Jonh na esquerda.. é o que temos...

    Que falta faz o Sálvio (já que o Sr.º Vieira vendeu o Bruno César para que o Sálvio brilhasse) e ninguém fala disso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arriscam qualquer coisa, mesmo que horrível? Estou a ver que lidas bem com opiniões diferentes da tua!

      Caso não tenhs reparado, no ano em que JJ chegou, jogámos a época inteira sem extremo direito. E varremos o campeonato a golear todos os jogos.

      Jogar sem extremo direito é tudo menos dar o jogo como perdido. Equilibra o meio campo, sem perdermos fulgor ofensivo! Antes pelo contrário, como recuperas mais rápido as bolas no meio campo, tens muito mais bola para atacar e tens um nº 10 para organizar jogo e fazer uso dessa posse de bola.

      Eliminar
    2. Que me lembre no classico da luz dessa época contra os tripeiros estava a chover. Marcou o Saviola e o Urreta jogou na direita , até aquele luis filipe defesa direito, jogou um bocadinho.
      Temos é que vencer com este ou com aquele, mas evitar por o Rodrigo a extremo ...

      B T T

      Eliminar
    3. Acho que o Urreta jogou à esquerda nesse jogo.
      Não digo que não tenhamos feito um único jogo sem um extremo direito nessa época, mas que na maior parte dos jogos só jogámos com extremo esquerdo, disso acho que ninguém tem dúvidas.

      Eliminar
  2. Eu punha o Ruben na direita, e o Enzo no meio. Gaitan ou Ola John na esquerda. Cardozo e Lima ou Cardozo e Gaitan (se o Ola John ficar na esquerda). O Ruben no lado direito pode dar consistencia no meio campo. Se durante o jogo se vir que não há necessidade entao avança o Gaitan para o lado direito (ou o Ivan). O Ola John deve jogar sempre a esquerda, e o Gaitan sempre no meio, no apoio ao avançado, mas para mim o Gaitan tem que jogar sempre, parece-me que ele está a subir de forma e pode ser o jogador certo para 'catalisar' a equipa.
    São só opiniões, vale o que vale. Saudações camaradas benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaitán é um grande jogador (desde que começou a defender, o que demorou umas 2 ou 3 épocas). Pena que não consiga ser mais regular.
      Também acho que o Gaitán como 2º avançado é uma óptima solução.

      Mas continuo a defender que deveríamos jogar com menos um extremo e mais um médio centro!

      Eliminar