segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rádio vs Televisão

Face à impossibilidade de assistir em directo ao Benfica-Gil Vicente na minha BenficaTV, não tive outra alternativa que não fosse seguir o jogo pela Rádio.

É incrível como um tipo que está a ver o jogo com os seus olhos para narrar e descrever os acontecimentos aos ouvintes, tem o poder de transmitir uma ideia do que está a acontecer completamente transfigurada daquilo que realmente se está a passar em campo.

Nos tempos em que não havia televisão, os locutores de rádio, bons profissionais, tinham como objectivo transmitir aos ouvintes uma ideia o mais fiel possível da realidade. Parece que hoje em dia, alguns locutores utilizam a rádio precisamente para fazer o contrário: transmitir uma ideia completamente transfigurada e viciada daquilo que realmente está a acontecer. Curiosamente, ouvi o relato na TSF! Para quem não sabe, a TSF é detida pela Controlinveste, empresa dos Oliveiras.

Enquanto ouvia o jogo na rádio, imaginava uma equipa do Benfica inofensiva, sem criar perigo, praticamente sem bola no pé, a tremer de cada vez que o adversário tinha a bola em sua pose. Imaginava que os golos caíram do céu, em lances fortuitos. Imaginava que o Maxi Pereira era o pior defesa direito do mundo. Imaginava que o Salvio que todos conhecemos se havia eclipsado. Imaginava que o Gil Vicente fazia um jogo enorme. Ingénuo, imaginava tudo aquilo que o locutor me queria fazer acreditar.

Assim que cheguei a casa, fui usufruir da maravilha que é ter restarttv. Não ia muito entusiasmado com aquilo que poderia ver, mas o meu Benfiquismo falou mais alto e não resisti a ver, desta vez com os meus próprios olhos, os 94 minutos que o jogo teve.

Começo a ver a primeira parte e qual não é o meu espanto quando chego ali por volta do minuto 42/43 e me apercebo de que, tirando os primeiros 10 minutos de jogo (que foram repartidos, com as duas equipas a tentarem assentar o seu jogo), estávamos há mais de meia hora a massacrar o adversário, a construir jogadas perigosas, a recuperar as bolas ainda no meio campo deles, que o Artur não tocava na bola há sei lá quanto tempo, que o Maxi estava a fazer um jogo praticamente irrepreensível, que o Salvio (apesar de se notar que ainda não está em forma) continuava a dar cabo da cabeça aos defesas, que já tínhamos tido inúmeras oportunidades de marcar, mas que realmente o que estava a falhar era a finalização (só pensava que o menino Tacuara já iria com um hat-trick).

Espantado, pensei para mim próprio: "Bem, a 2ª parte deve ter sido realmente miserável, porque até agora não me pareceu que tenhamos jogado tão mal assim como a ideia com que tinha ficado!".
O jogo reiniciou e à medida que o tempo avança, continuo a ser surpreendido com mais do mesmo. Aí eu pensei: "Provavelmente deve ser depois do Gil marcar que nos vamos completamente abaixo e começamos a jogar mal".

Mas os meus olhos continuaram a ver algo diferente daquilo que os meus ouvidos tinham ouvido uma hora antes. Quer antes do golo do Gil, quer depois dele, o que vi foi um massacre total ao pobre Gil Vicente.
O adversário só não viu as suas redes a abanarem, não por cortes in extremis dos defesas, não por defesas fenomenais de um GR inspirado, não porque o Benfica não conseguisse criar lances de perigo, mas simplesmente por desinspiração dos avançados, pelo facto de que o remate final estava a falhar o alvo, após o trabalho difícil de criar o lance já estar todo feito. O Benfica chegava com relativa facilidade à zona de finalização e o remate saiu sempre froxo, torto, ou ao poste, etc.

Quando acabei de VER o jogo fiquei muito mais satisfeito do que quando acabei de OUVIR o jogo e fiquei aliviado por perceber que os meus receios de que tivesse sido mais um jogo muito fraco e pobre da equipa (após 3 derrotas) não passaram disso mesmo, de receios alimentados por um locutor enviesado e provavelmente muito incomodado com aquilo que estava a ver - o mesmo que no final da 1ª parte do jogo FCP-Marítimo dizia que estava 2-0 mas podiam ser 4 ou 5, mas que nunca o ouvi dizer no final da 1ª parte do SLB-Gil Vicente que estava 0-0 mas poderia estar uns 3 ou 4 a zero!

Deixo a sugestão de experimentarem um dia ouvir um relato de um jogo e depois verem-no com os vossos próprios olhos. É no mínimo surpreendente!!

Para que não haja dúvidas, não considero que tenha sido um jogo fantástico e que o Benfica tenha feito uma exibição brilhante. Não, longe disso! O que achei foi que fizemos um jogo até interessante e que conseguimos construir boas jogadas de ataque e inúmeras oportunidades de golo. E vi um Gil Vicente tão frágil (com todo o respeito), que foi massacrado o jogo todo e só não acabou a primeira parte com 3 golos sofridos por mero acaso.

Para terminar, nota para uma transmissão impecável do jogo, com repetições em todos os lances de dúvida (inclusivé nos lances contra o Benfica) e com comentários de enorme categoria do Helder Conduto, super profissional e imparcial (tão imparcial que às vezes até me irritava!)!! Parabéns por saber distinguir e não misturar os seus valores profissionais e éticos com o facto de trabalhar para um canal de um clube e parabéns à BenficaTV por ter a elevação de contratar jornalistas com esta categoria. Estamos bem servidos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário