sexta-feira, 26 de julho de 2013

O meio campo

Ontem falei na defesa, hoje concentro-me no meio campo:

Matic - provavelmente o melhor trinco do mundo neste momento, a par do Yaya Touré e do Busquets. E está tudo dito! Se lhe pudesse exigir alguma melhoria, seria apenas que tentasse mais o remate da meia distância. 3 semanas de trabalho e já está em grande forma... os grandes jogadores são assim!

André Almeida - já me fartei de elogiar André Almeida, mas uma outra vez também não fará mal. Evidente que não tem o talento e potencial do Matic, mas é um autêntico pilar de consistência e regularidade, ainda por cima com entrega e raça excelentes. Polivalente, é raro cometer erros e o facto de ser Português é a cereja no topo do bolo. Grande jogador!!

Enzo Pérez - a peça que faltava para colmatar o vazio deixado por Ramires. Raçudo, com técnica, sem medo de sair a jogar, pitbull a recuperar bolas, que grande jogador que se revelou Enzo Pérez! Só tem que melhorar o remate... Ainda tem que melhorar o ritmo, mas já se começa a ver o Enzo do ano passado.

André Gomes - tem-se visto mais raça no André Gomes, mas acho que ainda pode melhorar. Nota-se que ainda não joga à vontade, como se fosse dono da bola e do mundo. Se conseguir soltar-se, ganhar mais confiança, pode fazer a sua primeira grande época já este ano.

Ruben Amorim - tem mostrado vontade de se redimir das birras do passado. Se continuar assim, pode ser uma excelente opção esta época.

Djuricic - no primeiro jogo mostrou imediatamente, sem medos, a classe e qualidade que tem. Nos jogos seguintes, diminuiu o ímpeto. Ainda tem que se adaptar melhor, mas de certeza que será um jogador fantástico.

Gaitán - médio ofensivo ou extremo? É-me indiferente, faz as duas posições brilhantemente! Nas suas 2 primeiras épocas, demorou uma eternidade a adaptar-se, péssima atitude, preguiçoso, não defendia, não ajudava a equipa, só perdia bolas, etc. Odiei-o, precisamente porque já se via que tinha uma qualidade técnica muito acima da média mas desperdiçava tudo com uma atitude miserável. Nesta última época, JJ finalmente meteu-o a aquecer o banco, onde ele merecia estar com aquela atitude, e começou por apostar em Ola John. Resultado? Nico Gaitán em GRANDE!! Começou a dar o litro, mudou a atitude, defende que parece um pitbull se for preciso, ganhou a titularidade e tornou-se "só" no melhor jogador da equipa, a par do Matic.

Pelas razões que já referi no post sobre o esquema táctico, considero que devíamos jogar sempre com 3 centro campistas, ao estilo da 1ª época do JJ (e consequentemente, com 1 extremo e 2 avançados), ou seja, um trinco, um médio centro e um médio ofensivo. Mesmo em jogos contra equipas mais pequenas sou adepto de utilizarmos 3 homens no miolo, que assim terão muito menos desgaste do que 2 homens contra os habituais 5 que estas equipas colocam no meio campo.

Temos 7 jogadores para 3 posições, ou seja, 1 jogador a mais. Mas sendo o meio campo a zona chave do jogo, não faz mal termos um homem a mais. Mas se tiver que sair um, eu meteria André Gomes a rodar numa equipa Portuguesa, onde fizesse mais de 20 jogos a titular.

Aqui as coisas deverão variar em função da escolha dos 3 avançados, e vice-versa, mas eu escolheria:

               Gaitan
 Titular:                  Enzo
                    Matic


                  Djuricic
Suplente:                   Amorim (ou A. Gomes)
                   A. Almeida


Deixo aberta a discussão sobre a opção por estes 3 médios, ou como JJ tem feito, meter apenas 2 homens?

Sem comentários:

Enviar um comentário