quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Defesa

Depois do empate de ontem, que me incomoda principalmente por termos sofrido mais um golo, algumas considerações sobre a defesa da equipa:

Artur - parece-me ainda lento, pouco ágil. Tem sido sempre utilizado na pré-época, já devia estar num nível melhor. O ponto fraco sempre foi o jogo de pés. Se se tolerava nos primeiros anos, agora acho que já não se admite ver roscas a aterrarem nos pés do adversário em frente à grande área. Isso trabalha-se Artur, toca a melhorar e rápido, para fazeres uma época em grande.

Sílvio - tem-me surpreendido pela positiva. Já menos nervoso e com alguns sinais de garra, tem sido competente a defender e tímido a atacar. Mas o que interessa é que comece por defender bem, depois o resto vem por acréscimo. E o facto de fazer o lado direito ou o esquerdo, faz dele uma enorme mais valia.

Bruno Cortez - sim, ataca bem, tem um domínio de bola razoável e faz uns centros interessantes. Mas não me lixem... é aflitivo ver este tipo em campo completamente aos papéis no que toca a defender. Estamos uma época inteira a trabalhar o Melga para a posição, estará concerteza muito mais sereno e à vontade, experiente na posição. Agora que é altura de retirar dividendos da aposta no Melga, vamos buscar este tipo para voltar tudo à estaca zero? Para lhe ter que ensinar tudo? BURRICE! Até admito que o Bruno Cortez possa vir a aprender a defender (mas duvido, porque é muito tosco, faz lembrar o Emerson - até tive um arrepio agora), e que, aliando as suas qualidades ofensivas ao seu potencial físico (grande e forte) possa vir a dar um bom lateral. Mas isso faria sentido se estivesse um ano inteiro a suplente a ganhar andamento e a aprender para ser lançado no ano seguinte... mas o tipo vem emprestado por um ano e sem opção de compra!!! Qual é a lógica?

Melgarejo - como acabei de escrever, está na altura de retirar os dividendos do investimento feito ao longo da época passada neste menino. Se no primeiro ano da sua vida como lateral, e como jogador do plantel do benfica, se conseguiu impôr daquela maneira (sim, à custa de um ou dois erros que custaram caro, mas o que é facto é que depois estabilizou e fez uma óptima época até ao inexplicável desaparecimento nos jogos decisivos), então esta época, já com mais maturidade, adaptado desde o início à posição e com experiência de "champions", tem tudo para fazer uma época espectacular!

Luisão e Garay - máquinas como sempre, não há muito a dizer. Não me venham dizer que o Luisão está velho. Velho? Está cada vez melhor! Ele que continue a envelhecer assim que está bem! E quanto ao Garay, era bom que continuasse, mas parece que vai mesmo sair...

Roderick e Jardel - sempre criticados, injustamente na minha opinião. Jardel fez metade da época passada a titular, a substituir o capitão. Alguém deu pela falta do Luisão? Nem se notou a diferença!! Jardel é um óptimo central e o melhor é que ainda pode evoluir mais. E já acumulou muita experiência, vamos desperdiçar isto? Acho que é de longe o 3º central da equipa. Se Garay sair, espero que seja o titular. Quanto ao Roderick, alguém já o viu a jogar a Central na equipa A? É que eu ainda não vi! É EVIDENTE que não é um bom trinco e provavelmente por isso é que tem sido tão criticado na blogosfera. Mas lembro-me bem de o ver a jogar nos Juniores (capitão), na equipa B e na Selecção e ver ali um central com enorme categoria e potencial. Agora, ele não tem culpa que o JJ o meta a jogar fora da posição dele.

Mitrovic, Lisandro e Steven Vitória - Mitrovic faz lembrar o Ricardo Rocha. Tem coisas boas como a raça, força, entrega, sem medo de ter a bola nos pés. Mas depois tem coisas más, como fazer frequentemente faltas parvas e escusadas, que só levam perigo às redes do Artur. É preciso ainda avaliar se são mais as coisas boas ou as más. Lisandro parece ter mais potencial, um perigo nas bolas paradas atacantes, à vontade com a bola no pé, já vi uns cortes bons, mas gostava de ver mais. Steven Vitória é um central que mostrou coisas boas no Estoril, mas se terá estaleca para o Glorioso, só o tempo o dirá.
Como se pode ver, temos centrais a mais. Por mim, Lisandro podia, tal como o Mitrovic, ir rodar num clube portugues, para se ambientar ao campeonato e ao nosso futebol. E como Steven Vitória já é mais velho e já com experiência no nosso campeonato, emprestava também o Roderick a um clube português, onde faça a época toda a titular.

Maxi e André Almeida - Maxi acabou a época passada claramente a perder gás. Este sim está a ficar velho, logo, um bocado trapalhão, mas compensa com raça e entrega à Benfica! Sou um fã do Maxi e para mim é o Sub-Capitão da equipa indiscutivelmente! O André Almeida, como já tenho dito, prefiro vê-lo no meio campo, mas tem feito muito bem a lateral direita. Independentemente de onde joga, André Almeida dá tudo e mais alguma coisa em campo e dá gosto vê-lo com aquela camisola. É super consistente e é raro cometer um erro. Já devia estar na Selecção A há largos meses!

Resumindo, a minha defesa para esta época seria:

Titular:              Melgarejo    Garay Luisão    Maxi
1º Suplente:      (Sílvio)            (Jardel)          (Sílvio)
2º Suplente:      (Cortez)          (Steven)         (André Almeida)

Sem comentários:

Enviar um comentário