quarta-feira, 10 de julho de 2013

A equipa titular para 2013/2014

Sou claramente da opinião de que um "onze" titular é o pior que pode existir numa equipa como o Benfica, que pretende ser campeão, ganhar as 2 taças nacionais e ir o mais longe possível na Europa. Chega-se a meio da época e já o "onze" está todo partido, começando-se a tapar buracos com os restantes jogadores do plantel.


Uma equipa moderna e evoluída, que pretende chegar ao final da época em todas as frentes, tem que ter pelo menos 17 titulares. Ou seja, 17 tipos que estejam constantemente a jogar e a rodar entre si: um "onze" que começa o jogo + um jogador para cada zona do terreno, que esteja exactamente ao mesmo nível do que está no seu lugar dentro do "onze" e que no jogo seguinte será um dos "onze". E no jogo a seguir voltará a ser um dos 6 que não começam no "onze". E assim sucessivamente.

Nestes 6 temos um Central, dois Alas (um Lateral e um Extremo, mas de preferência dois tipos que façam cada um ambas as posições), dois Médios centro e um Avançado.

Quando digo que deve estar ao mesmo nível do jogador que começa no "onze", não quer dizer que tenha que ser um jogador com a mesma categoria (idealmente sim, mas isso quase nunca é possivel). Tem é que ser um jogador que esteja com a mesma forma, o mesmo andamento, a mesma intensidade. É a isto que me refiro quando digo "ao mesmo nível". Esta é, para mim, a chave da regularidade de uma equipa.

JJ este ano fez este trabalho bastante bem... até à semana em que fomos jogar com o Estoril, na qual decidiu, segundo as suas próprias palavras, que "a partir daqui acabaram-se as poupanças". Nesse jogo o Lima falhou uns 4 ou 5 golos sozinho à frente da baliza e do GR, por manifesta falta de energia. É só um exemplo.

Jesus, em gestão que ganha não se mexe, porque é que decidiste na últimas 3 semanas da época mudar aquilo que tão bem funcionou até ali? Achavas que não era por 3 semaninhas que eles iam rebentar? O que aconteceu foi aquilo que já se tinha visto nos dois anos anteriores: quando as coisas começam a apertar, começas a inventar e a deixar de fazer o que tão bem fizeras até à data. E é aí que estragas tudo!

Conselho simples mister: NÃO INVENTES, não mudes as coisas por estares nervoso. Se encarares um jogo com o fcp com a naturalidade com que encaraste o jogo com o scp, também lhes espetas 3!! Isto pode não te parecer fácil, mas ao menos experimenta. Vais ver o resultado.

Voltando à equipa titular, e assumindo um 4-3-3, este ano aposto em:

GR: Artur
DD: Maxi e Cancelo
DE: Melga e Sílvio (este Bruno Cortês sempre vai avançar? Pelos videos que vi, nao me pareceu que traga alguma coisa diferente do que o Melga trás)
DC: Luisao, Garay, Jardel, Roderick (nao percebo como tanta gente diz mal do Jardel e do Roderick)
TRINCO, MC: Matic, André Almeida, Enzo Perez, André Gomes
MO: Djuricic, Gaitan
EE: Ola John, Urreta, Gaitan
ED: Salvio, Sulejmani
AC: Lima, Rodrigo, Markovic

Nota 1: Se Ruben Amorim ficar no plantel, acho que o André Gomes devia ir rodar num Estoril por exemplo.
Nota 2: Acho que ainda vamos chorar muito pela falta do Takuara. Um avançado com aquela experiência e frieza nos momentos decisivos é uma raridade, além de que já era um dos jogadores mais influentes (opção para capitão) da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário