segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A fina ironia

Gostava de Paulo Fonseca. Quando aparecem treinadores jovens a meter equipas pequenas a jogar como grandes, de forma consistente (uma época inteira e não apenas durante 3 ou 4 jogos), e ainda por cima com um discurso simples e directo, é díficil não gostar.

Vaticinava-lhe um grande futuro como treinador. O problema é quando as pessoas tem os valores técnicos (competência), mas acusam ausência total de valores morais. Em Paulo Fonseca isso não demorou a revelar-se!! Perante tal, neste momento vaticino-lhe um grande futuro ao estilo do Vitinho... na melhor das hipóteses acaba no médio oriente.

Tudo começou na última semana do campeonato passado, em que Paulo Fonseca, bem mandado, após ter tudo acertado com o fcp, decidiu vir a público desmentir aquilo que todos sabiam que andava a acontecer: o clima de intimidação em Paços de Ferreira e as ameaças ao jogadores do Paços. Depois foi o que se viu no jogo, com uma exibição pavorosa duma equipa que em 15 jogos em casa só tinha perdido um jogo, contra o Benfica. Receando que isso não chegasse (de facto os dirigentes do fcp tem muita confiança na sua própria equipa), veio um penalty inventado, corroborado por uma expulsão, a resolverem o jogo logo nos primeiros 20' de jogo.

No final do jogo, Paulo Fonseca nem piou!! Estava satisfeito com a exibição da sua equipa, com a exibição do fcp e com a exibição da equipa de arbitragem. Começava a revelar de que matéria era feito este "grande" treinador.

Ontem aconteceu-lhe exactamente o mesmo, um penalty igualzinho marcado contra a sua equipa... uma pessoa coerente, com personalidade e com o mínimo de valores morais, reagiria concerteza com a mesma "elevação"! Só que a única elevação que tem acontecido a Paulo Fonseca desde essa semana foi na sua conta bancária, porque em tudo o resto a queda tem sido a pique!

Após uma pré-época recheada de cursos de treinadores, lavagens cerebrais (fácil em pessoas de fraco espírito e valores morais) e uma aulinhas de fina ironia com o Padrinho, ficou concluída a transformação de Paulo Fonseca. Revelou a sua completa falta de personalidade e confirmou aquilo que já andava a dar sinais desde a última semana da época anterior, que não tem qualquer tipo de valores e que está bem no sítio onde está!

No final de um jogo no qual deveria ter jogado com menos um homem o jogo quase todo, tem a hipocrisia de vir reclamar da arbitragem? Esta gente está tão mal habituada a ter um erro do árbitro contra, que depois nem tem o discernimento de ver que antes desse erro já tinham sido beneficiados de forma escandalosa? Ter têm... não têm é o mínimo de honestidade para o admitir!

Com o Estoril a jogar assim, e o fcp a jogar 70/80 minutos com menos um, acho que o resultado teria sido uns 4-1 para o Estoril. O problema desta gente é que está mais preocupada com as "finas ironias" do que em jogar futebol dentro do campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário