quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O meio campo de todas as equipas da Champions (ACORDA JJ)

Antes do jogo escrevi aqui que o jogo com o Zenit era um teste fundamental para JJ e para Samaris. Para grande tristeza dos Benfiquistas, ambos chumbaram no teste rotundamente!

Samaris provou que não é jogador para o Benfica (para titular). Enfiar 10M€ no grego, quando temos o Almeida que faz a posição 10 vezes melhor e não custou nada, é um acto de gestão ruinoso, mas isso é um aparte. Mais o azar da lesão do Ruben Amorim (a de Fejsa já se sabia), não veio ajudar nada.

Jorge Jesus não é treinador para um Benfica europeu. Jorge Jesus é treinador para um Benfica de consumo interno!

Gosto de JJ e sempre o defendi, mesmo quando todos o queriam ver despedido. Fui acérrimo defensor da sua manutenção para a época anterior, quando todos pediam a sua cabeça. Os seus defeitos já todos conhecemos. Na suas qualidades, destaco a capacidade de transformar jogadores médios em grandes jogadores e a capacidade de colocar a equipa a jogar um futebol ofensivo e atraente.

Gosto de JJ porque tenho noção que não temos capacidade para vencer uma Liga dos Campeões. Porque sei que só podemos aspirar a ganhar as competições internas (Liga Europa pouco interessa) e que, com ele, estaremos sempre habilitados a ser campeões. É essa a nossa realidade! É impossível competir com os milhões de euros das equipas europeias. Ora, tendo esta consciência da nossa realidade, ignorando a Europa, é fácil "aceitar" e "gostar" de JJ. O problema é que é muito difícil consciencializarmo-nos da nossa realidade e assimilar que a nossa realidade é o campeonato nacional.

Como qualquer adepto, não consigo deixar de me levar e sonhar com voos mais altos. Não consigo deixar de me entusiasmar e dar por mim a querer e imaginar o Benfica a fazer um brilharete na Champions. E é legítimo que o faça!

Mas para que conseguíssemos fazer isto, era preciso que JJ evoluísse. Só que já todos percebemos que JJ não vai evoluir mais do que já evoluiu.

Para perceber o falhanço de JJ na Liga dos Campeões (eliminado 5 em 6 vezes, salvo erro) não é preciso ser nenhum mestre da táctica, um filósofo do futebol, ou um entendido em preparação física. BASTA olhar para as principais equipas da Champions para perceber o erro. Um erro TÃO SIMPLES, mas tão crucial. JJ não tem capacidade de perceber que jogar com 2 médios centro em Portugal (contra equipas mais fracas) não é a mesma coisa que jogar com 2 médios centro na Europa. É preciso ter algum curso de treinador para perceber isto?

Basta fazer o simples exercício de ir ver o meio campo inicial de todas as principais equipas da Champions nesta jornada. Ora vejamos em baixo:

Juventus: Pogba, Marchisio, Pirlo (3)
Arsenal: Arteta, Ramsey, Cazorla (3)
Dortmund: Bender, Gundogan, Grosskreutz, Mkhitaryan (4)
Atlético: Tiago, Gabi, Koke (3)
Real: Kroos, Isco, James (3)
Porto: Casemiro, Herrera, Torres (3)
City: Fernando, Milner, Lampard (3)
Bayern: Alonso, Rode, Hojberg (3)
Barcelona: Mascherano, Rakitic, Rafinha (3)
PSG: Rabiot, Matuidi, Pastore (3)
Chelsea: Matic, Fabregas, Oscar (3)
BENFICA: Samaris, Enzo (2)

Jesus, é preciso dizer mais alguma coisa? Epá, é que eu não sei o que te diga mais, sinceramente...

Só mais uma tentativa: sabes qual era o teu meio campo da última (única) vez que te qualificaste para os oitavos, e ainda foste aos quartos da Champions?

Javi Garcia (ou Matic), Witsel, Aimar (3)

Fez-se LUZ nessa cabeça mister?

5 comentários:

  1. Coincidência ou não, o golo do Zenit foi depois de ter tirado o Talisca e ter metido o Derley. Que muito sinceramente não percebi. Era muito mais fácil ter sido o Lima pelo Derley, aliás este era um jogo para um avançado mais fixo. Enfim, burro velho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era evidente que devia ter sido o Lima a sair. Completamente apagado. Aliás, o que JJ devia ter feito era ter posto o Derley de início e no fim é que metia o Lima fresquinho.

      Até pode ser que a saída do Talisca tenha desequilibrado a equipa um pouco e a partir daí eles tenham retomado o controlo e por isso chegado ao golo.
      Mas o problema de fundo não é esse. O problema é estarmos sempre em inferioridade no meio campo e nao controlar o jogo por isso mesmo. A consequência é um desgaste muito maior de todos, desde o meio campo até aos avançados.

      Eliminar
  2. Eu ponho a pergunta de outra maneira.
    Qual a equipa na Europa que joga só com 2 jogadores no chamado meio campo??
    Só há uma, o Benfica do "mestre".
    Acrescento ainda, que, esta invenção do "mestre", não só nos prejudicou na Europa, como foi a causa, de em 5 campeonatos só termos ganhos dois, quando possuíamos o melhor plantel.
    Admira-me, que, apesar dos graves erros apontados, ainda haja a opinião, que respeito, de que o JJ é um grande treinador.
    É verdade que valorizou jogadores que nos deram milhões, mas, também é verdade, que desvalorizou dezenas de jogadores, que nos causaram muitos milhões de prejuízo.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moreira, é precisamente essa a minha ideia no post: só o Benfica é que joga com 2 jogadores no meio campo na Europa. É ridículo!
      Não me importo que ele jogue assim no campeonato, mas na champions nao faz sentido. E mesmo no campeonato, ele nao pode jogar assim contra o FCP que é a unica equipa (normalmente) que tem o mesmo valor que a nossa. O ano passado tínhamos melhor equipa que eles, por isso é que correu bem os 2 médios. Este ano se ele vai jogar com 2 médios contra o FCP, vai correr mal, porque eles têm melhor plantel.

      Eliminar