segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A indignação não pode ser só quando perdemos. Haja coerência!!

Antes de mais, é importante dar os Parabéns:
  • Aos jogadores, pela atitude e pela garra (os dois ingredientes mais importantes para se ganharem jogos de futebol)!
  • Aos adeptos, por terem correspondido de forma estrondosa e encherem o estádio para homenagear o KING e apoiar a equipa!
  • Ao LFV, por ter conseguido ser superior àquela cambada de labregos sem alma, que não souberam respeitar o minuto de silêncio, e ter elogiado também os portistas, incluindo-os no lote dos que deram uma lição de civismo (os telejornais bem podem repetir que toda a gente respeitou, mas o que eu ouvi durante o minuto de silêncio daquela gente foram cânticos "em cada lampião há um cabrão". Inqualificável!)!
  • Ao JJ, que é sempre o primeiro a ser criticado, mas também deve ser elogiado quando o merece. Não acho que tenha estado muito bem tacticamente neste jogo, mas finalmente esteve bem em termos de atitude e mentalidade, sem medos e com ambição!
Vitória fantástica e inequívoca, que se torna ESTRONDOSA, tendo em conta a vergonha que foi, mais uma vez, a arbitragem deste jogo!

Não podemos deixar passar em claro, só porque ganhámos, a arbitragem escandalosa que tivemos no jogo de ontem. Se, quando perdemos, reclamamos, mas quando ganhamos, nem piamos sobre o assunto, que credibilidade esperamos ter quando nos indignamos após uma derrota? Se só nos indignamos após as derrotas e relaxamos após as vitórias, é evidente que se vai dizer que a indignação pós-derrota não passa de "mau perder"!!

Ontem à medida que via o jogo, comecei a ficar convencido que íamos finalmente vingar a derrota dos 5-0. Com a raça e atitude com que estávamos, a qualidade de jogo que tivemos, a superioridade evidente face ao adversário e o ambiente infernal que estava, o jogo tinha tudo para acabar numa goleada humilhante para o fcp. Mas realmente com uma arbitragem deste nível torna-se impossível.

Destaco só o mais óbvio:
Na primeira parte, umas 4 ou 5 saídas para contra ataque do Benfica (que poderiam dar muito perigo) são imediatamente travadas através de faltas duras dos jogadores do fcp. Não saiu um único amarelo!

A terminar a primeira parte, fora de jogo de 2 metros de Jackson que não é assinalado e poderia ter acabado em golo e mudado completamente o rumo do jogo.

Na segunda parte, ao minuto 52, mais um penalti escandaloso por mais uma mão na bola (Mangala), que fica por assinalar e o respectivo cartão vermelho, ou amarelo na pior das hipóteses (nota para o facto de que o Mangala conseguiu terminar este jogo sem um único cartão amarelo, incrível!).

Ao minuto 56 (já com 2-0) Jackson agride Maxi Pereira que nem responde, nem faz fita a fingir que se magoou muito (não é esse tipo de jogador). Jackson expulso? Nem pensar! Foi aqui que percebi que a vingança dos 5-0 jamais poderia acontecer.

Ao minuto 58 os portistas reclamam que não é dada lei da vantagem e que Jackson ficaria isolado. Parece-me que realmente o árbitro deveria ter dado lei da vantagem, mas só em sonhos é que Jackson ficaria isolado. Luisão e Maxi (ou Garay?) travaram imediatamente porque foi assinalada a falta, porque se não travassem o Jackson nunca dominaria aquela bola em condições e provavelmente perderia a bola. Com o livre ao menos mantiveram a posse de bola. E escusado será dizer que Jackson já nem devia estar em campo.
No seguimento deste lance, a imagem de 5 jogadores a rodear o árbitro e um série de empurrões, fizeram-me recuar no tempo alguns anos para aquelas velhas imagens de árbitros a serem rodeados e a fugirem de jogadores azuis em pleno campo. Daqui resultou APENAS um cartão amarelo para o Danilo.

Nos dois penaltis que reclamam os portistas, o de Danilo é evidente que se atira para o chão ao mínimo enconsto de ombro (contra ombro). Quanto ao de Quaresma não me parece que haja simulação, mas no ombro a ombro o Garay foi simplesmente mais forte. Se o árbitro considerasse ombro nas costas do Quaresma, não ficaria escandalizado, mas seria muito forçado.

Ao minuto 92 Enzo Pérez é ceifado pelo Mangala quando vai isolado na cara de Hélton. No ano passado uma falta ali valeu um penalti inventado, uma expulsão do defesa e um campeonato para o fcp (em Paços de Ferreira). Ontem na Luz deu um amarelo para quem sofreu a falta, o Enzo, e depois ainda se transformou a falta numa bola ao solo!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda antes de terminar o jogo o Josué não parte a perna do Siqueira por acaso, com uma entrada grotesca de pitons na canela do lateral esquerdo. Mais um cartão vermelho que fica por mostrar a um jogador do fcp. Não só nem sequer foi mostrado amarelo como, se não me engano, nem falta foi assinalada.

Se não fosse uma arbitragem destas, tenho poucas dúvidas que ontem seria uma noite de goleada. Seria importante que a Direcção do Benfica fosse coerente e, apesar de termos ganho o jogo, se atirasse a mais uma arbitragem "à Sistema", que desta vez pode não ter impedido que ganhássemos, mas seguramente impediu que o fcp saísse da Luz com 5 no bucho.

Insisto nisto: se for só quando perdemos, que credibilidade é que esperamos ter quando nos indignamos após derrotas marcadas por arbitragens sujas?

8 comentários:

  1. estas a falar do penalty contra o porto que no canto deu golo...

    ou estas a falar do penalty sobre o quaresma que ficou por marcar????

    ou estas a falar do penalty sobre o danilo e expulsao do garay???

    ou estas a falar do jackson estar isolado e o arbitro parar o jogo erradamente???

    ou estas a falar do danilo ver 2 amarelos injustos e ser expulso???

    realmente o arbitro foi mau... haja coerencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estas a falar do penalty contra o porto que no canto deu golo...

      isto chega para definir um palhaço

      Eliminar
    2. NFM, falei de todos esses temas. Experimenta reler!

      Eliminar
    3. anonimo caso nao entendas portugues disse que foi erro mas o canto deu logo golo o que nao teve consequencias para o benfica... mas nao deixa de ser um erro

      o proprio JJ que nao prima pela inteligencia disse o mesmo

      Eliminar
  2. "Quanto ao de Quaresma não me parece que haja simulação, mas no ombro a ombro o Garay foi simplesmente mais forte"

    Qual ombro a ombro? És cego? Não viste que o Quaresma foi empurrado com a mão? Penalty claro, por uma autentica burrice do garay. Fdx, abre os olhos e não sejas faccioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, como referi, não me escandalizaria que fosse marcado esse penalti. Mas seria sem dúvida muito forçado.

      De resto, fico contente por ver que concordas com o resto do post!

      Eliminar
  3. quando o autor do texto diz que o jackson nao estava isolado e que a mao de mangala era vernelho esta tudo dito do lirismo do texto

    ResponderEliminar
  4. E o que dizer do lirismo do comentário?
    Um remate à baliza (não um centro, é um remate à baliza) defendido com a mão (do defesa) não é vermelho? lol. De acordo com o Sistema, nem falta costuma ser realmente. Mas tenho a certeza que se o Lucho, por exemplo, fizesse um remate à baliza e o Luisão defendesse que nem um GR, aí já concordavas com o vermelho.

    De qualquer forma, fiz questão de deixar a hipótese de ser um "amarelo na pior das hipóteses", para agradar aos mais líricos, como dizes.

    Quanto a Jackson, entre receber e dominar a bola, sou da opinião que o defesa do Benfica o apanhava facilmente. Se não és dessa opinião, respeito!

    ResponderEliminar