terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Preparar o mercado de Inverno

Já todos sabemos o inferno que são as janelas de transferência para o nosso clube. SEMPRE!

Começa logo um mês antes de abrir o período de transferências com a imprensa insuportável a inventar nomes diferentes todos os dias para reforçar o plantel. E depois vai-se prolongando e arrastando até ao último segundo do dia de fecho do mercado.

Já há uma ou duas semanas surgiram as primeiras notícias sobre movimentações no mercado. Hoje já temos um novo lateral Brasileiro "a caminho". Amanhã já vendemos o Garay ao United. Na próxima semana o Gaitán já está em Itália no Nápoles. E entretanto o Matic deve estar prontinho para ir fazer exames médicos a Stanford Bridge. No meio disto tudo há que encontrar substitutos para os que partem, pelo que todas as semanas teremos um sul americano ou um sérvio "a caminho". E cada caso destes terá contornos de telenovela Mexicana, num bom estilo Casa dos Segredos, devidamente publicados diariamente e empolados pelos ilustres jornaleiros e comentadeiros nacionais.

A dimensão do clube (e adeptos) convida inevitavelmente muitos interesseiros a aproveitarem-se da Marca Benfica, quer seja só para vender, quer seja com o intuito de desestabilizar e prejudicar. É um dos inconvenientes de ser o maior clube nacional!

A verdade é que, intencionalmente ou não, conseguem sempre criar alguma instabilidade e prejudicar a equipa!! Também é verdade que muitas vezes tem sido o próprio clube a alimentar estas situações (infelizmente!).

Portanto torna-se imperativo combater/ amenizar/ mitigar os efeitos negativos que os períodos de transferências têm causado no plantel e na equipa técnica!

Tenho uma sugestão bastante simples: ABRIR O JOGO! Acho que seria muito eficaz se viesse já esta semana a público Rui Costa ou LFV (é melhor ser o Rui Costa, que já sabemos que LFV é perito em contradizer-se) dizer exactamente aquilo que vai acontecer e aquilo que a direcção pretende durante o mês de Janeiro, não dando assim qualquer hipótese e credibilidade a qualquer tipo de notícia com especulações ou rumores.

Ou seja, se planeamos comprar um médio centro, que venham dizer claramente:
-"Estamos a ponderar contratar um jogador para a posição de médio centro. O nome dele divulgaremos assim que tenha o contrato assinado."

Ou se pretendemos comprar um lateral, que sejam concretos e digam:
-"Pretendemos contratar um lateral direito nos próximos dias porque precisamos de reforçar esse sector."

Ou se não vamos contratar ninguem:
-"Estamos muito satisfeitos com o plantel, pelo que não vamos contratar nenhum jogador neste mercado de inverno."

Deste modo (utilizando o exemplo de Rui Costa declarar que vamos comprar um médio centro), evita-se que surjam notícias sobre a contratação (por exemplo) de um lateral, porque não vão ter o mínimo de atenção, porque já todos sabem que é de um médio centro que estamos à procura. Assim, conseguimos poupar os laterais a serem bombardeados com notícias sobre malta nova que os vem substituir. E quem diz os laterais diz o GR, os extremos, os avançados, etc.

Assim, conseguimos evitar que todos os sectores e posições da equipa sejam "atacados" diariamente com notícias que só desestabilizam e prejudicam o rendimento dos jogadores!

É melhor termos UM jogador preocupado em ser substituído ou em ter mais concorrência do que termos TODOS os jogadores do plantel preocupados em ser substituídos ou em ter mais concorrência.

Para isto funcionar é preciso, claro, que aquilo que se venha declarar, seja cumprido à letra!

Fica a sugestão!!

2 comentários:

  1. Preud'Homme,

    Eu não contratava ninguém nos próximos tempos. Só se fosse por um motivo maior.

    ResponderEliminar
  2. Nem tu nem eu!!
    Era bom é que viesse alguem, de preferencia o Rui Costa, dizer categoricamente que neste mercado de Inverno não vai haver qualquer contratação!!
    Precisamos dos jogadores todos concentrados no treino e nos jogos e não em palhaçadas de transferências.

    ResponderEliminar