segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Se o maçã podre vale 45M, este valerá quanto?

Não quero fazer muita publicidade ao tema, porque quero que fique por cá durante muito tempo. Mas não resisto a dar-lhe este destaque (porque merece)!

Se o maçã podre Moutinho saiu do fcp por 45M (disfarçados de 20M, para encavar à grande o sporting), quantos milhões é que não valerá este pequeno GIGANTE?


Não é tarefa fácil, mas semana após semana Enzo Pérez ainda consegue surpreender! QUE JOGADOR FANTÁSTICO! Só lhe falta melhorar o remate para se tornar um dos grandes médios do futebol mundial.

Metam-lhe um nº mais bonito nas costas sff (o 6 e o 8 estão ocupados, mas acho que o 3 está livre), para eu comprar a camisola dele!!

PS - finalmente Lima e Rodrigo, a aparecerem em boa hora. Parabéns aos dois pela boa exibição frente ao Rio Ave!! Que se mantenham assim, porque precisamos dos dois em grande forma.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Desde quando é que ter menos avançados significa que o sistema táctico é menos ofensivo?

Tenho visto muita malta a comentar o "novo" desenho táctico que Jesus utilizou nos últimos jogos, no qual retirou um dos extremos e acrescentou um elemento ao meio campo (Rúben Amorim).

Referem-se a este desenho táctico (chamem-lhe o que quiserem, mas para mim é um 4-3-3) como sendo mais defensivo, por oposição ao 4-4-2 ou 4-2-4 em que vínhamos a jogar há muito tempo. Argumentam que perdemos fulgor ofensivo e que o Benfica perde a sua identidade, porque «aqui joga-se sempre futebol de ataque».

Não podia estar mais em desacordo!! Já explico porquê.


Antes de mais, este desenho é tudo menos novo. É muito similar ao sistema que JJ utilizou no ano em que chegou ao Benfica. Há já muito tempo que tenho vindo a defender o regresso aos 3 médios centro (será que JJ andou aqui a ler alguma coisa, para de repente voltar aos 3 médios?).

Já aqui escrevi sobre o tema, mas parece-me pertinente insistir. Tal como referi em Julho, no post O Rolo Compressor, a utilização de um 3º elemento no meio campo em detrimento de um dos extremos resolve todos os problemas da nossa equipa:

-Mantemos dois avançados para marcarmos muitos golos e um extremo para os servir - insisto que não é preciso municiar os avançados pela esquerda e pela direita. Basta por um dos lados!! (lembram-se do Di Maria?) - o que permite manter o pendor ultra ofensivo.

-Ao mesmo tempo, mantém-se o equilíbrio defensivo da equipa, porque temos um homem extra no meio campo para recuperar bolas, ocupar espaços e (se for um nº 10) organizar jogo.

Isto resulta num meio campo com muito mais presença, logo, muito mais pressionante e recuperador de bolas. Ora, se vamos ter muito mais bola para atacar (e ainda por cima temos também um organizador de jogo neste esquema, que joga de frente para o adversário), vamos ser inevitavelmente muito mais ofensivos!!

Foi assim que apareceu, no primeiro ano de JJ, o chamado rolo compressor. Atacávamos constantemente e assim que perdíamos a bola, recuperávamo-la imediatamente, lançando de novo um ataque. E assim sucessivamente.

Concluindo: este 4-3-3 pode ter menos um homem lá à frente, mas é sem dúvida muito mais ofensivo do que o 4-4-2/4-2-4, no qual metade do tempo andamos a correr que nem uns perdidos atrás da bola e quando finalmente a recuperamos, já estamos cansados para lançar ataques com aquela intensidade que se exige.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A ausência de Jesus fez-se sentir

Goste-se ou não do estilo brutamontes, meio labrego e enérgico do mister JJ, a verdade é que, pelo menos no Sábado, se notou muito a sua ausência!

A equipa vinha claramente a subir de forma nos últimos jogos. Já se via garra em quase todos os jogadores e alguma daquela magia que tanto gostamos nos pés dos mais criativos. Apenas Matic continuava a destoar e insistia em passear pelo campo "a trote", completamente desligado e indiferente ao jogo (a pedir claramente uma estadia no banco de suplentes até voltar a acordar).

No entanto, apesar do crescendo de forma, no jogo com o Braga voltámos a estar um pouco apáticos e com falta de ideias. Até deu a ideia de que a ambição ficou muito aquém do esperado e que os jogadores estavam contentes com o empate.

Sem dúvida nenhuma que fizeram muita falta os berros de Jesus para meter aquela malta a mexer a bunda!!

Depois de uma primeira parte em que a equipa toda nivelou o jogo pelo padrão de Matic, o sérvio deve ter ficado lixado por o andarem todos a imitar e decidiu voltar a destoar da equipa... aparecendo na segunda parte FINALMENTE (em boa hora) a jogar com garra e atitude, aproximando-se um pouco do Matic que conhecemos. Valeu-nos uma vitória importantíssima esta exibição do Homem Aranha!!

Espero que finalmente encarrile e a partir de agora se mantenha assim. E que a equipa (agora sim) se nivele por ele.

São 4 jogos sem treinador. Um deles já foi (o mais difícil), só faltam três!

Muitos estarão contentes pela sua ausência (falo de benfiquistas)! Eu acho que JJ vinha a conseguir recuperar esta equipa: a confiança, os níveis de intensidade, a estabilidade e a alegria da equipa, portanto espero que volte rapidamente. Quanto à sua permanência, no final da época falamos. Isso agora não interessa nada, agora é preciso é unirmo-nos e apoiar!

Notas sobre alguns jogadores (já falei de Matic):

Sílvio - é engraçado como este Sílvio, apesar de dextro, joga bem melhor do lado esquerdo (a atacar). Do lado esquerdo torna-se muito mais imprevisível, porque ou foge para a linha de fundo e centra bem, ou então mete para dentro e remata com o pé direito. Já do lado direito, ele perde a opção de entrar para dentro porque não consegue rematar com o pé esquerdo (só consegue centrar), tornando-se muito mais previsível.

Djuricic - tenho criticado JJ por o meter a 2º avançado. Pareceu-me que no Sábado jogou mais recuado e mesmo assim fez uma exibição péssima. Perdeu uma boa oportunidade de provar que é bom jogador!

Markovic - já todos viram que tem muito talento, mas ainda tem que comer muita papinha para ser alguém! Parece-me muito verde ainda para jogos desta importância (viu-se a quantidade de golos fáceis que falhou contra o Olympiakos e a exibição fraquinha contra o Sporting). E com aquela atitude ao ser substituído, está mesmo a pedir para ficar no banco uns bons jogos. Tem que crescer muito ainda!!

Ivan Cavaleiro - continua a surpreender pela positiva. Excelente intensidade e muita muita muita técnica e controlo de bola (muito mais do que parecia que tinha na equipa B)! Grande defesa do Eduardo a negar-lhe o golo que lhe daria a ele (em vez de ao Matic) o prémio de herói da noite.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Josué, o exemplo!

Bonita figura!!

A Bola noticia:

"Imprensa Sueca indignada com gesto de Josué.
Nos festejos do terceiro golo da Seleção Nacional frente à Suécia, o médio Josué acabou por insultar os adeptos e esse incidente não foi muito bem recebido pela Imprensa local."

Como se não fosse mau o suficiente, este cavalheiro ainda tentou depois explicar o que fez, quando foi questionado por uma jornalista sueca: «É normal. É futebol, é a vida. Não sei porque fiz isto», afirmou Josué.

Josué (foto ASF)

Eu só lamento é que a imprensa Portuguesa não esteja também indignada com este gesto!!!

"É normal, é futebol, é a vida"???? Este gajo anda a brincar com isto ou quê? Isso não é futebol meu amigo!! Isso é o teu futebol!!

Alguém pode por favor explicar a este ignorante que, lá por estar habituado a representar um clube sem moral, sem honra, sem escrúpulos e sem vergonha, no qual este tipo de comportamentos é banal, quando é chamado à Selecção Nacional, está a representar o país inteiro e todos os Portugueses!! Portanto exige-se que aprenda a ter alguma educação, porque eu não admito ter uma besta destas a representar-me enquanto Português.

Quem está a mais na Selecção

A equipa nacional está de parabéns pela qualificação para o Mundial e os portugueses, por tudo o que têm passado e pela forma como têm aguentado, mereciam esta alegria!!

No entanto, ontem ficou mais do que comprovado que esta Selecção não tem grandes condições para ir muito longe no Mundial (espero bem estar enganado!). A dependência de Ronaldo é mais do que evidente e muito perigosa. Quando assim é, poucas são as chances de se ganhar alguma coisa.

(É inacreditável o CR7!! Se no ano passado já devia ter ganho a Bola de Ouro, este ano então, coitadinho do Messi. O mais ridículo é que a vão dar ao Ribéry... sem comentários!)

O jogo de ontem só veio confirmar (poucas dúvidas existiam) que está ali muita gente a mais. Dos quais os que mais e destacam são estes:



Paulo Bento - não o quero massacrar muito, porque gosto do homem. É um tipo simpático, gosto da sua postura, parece-me ser honesto e demonstra ter princípios! Até já tive oportunidade de jogar futebol com ele e pareceu-me 5 estrelas. Mas nada disto faz dele um bom treinador...

Ontem ficou MAIS UMA VEZ demonstrado que Paulo Bento não sabe mexer na equipa. Não tem instinto nenhum para a coisa. Não age, apenas reage! Fizemos uma 1ª parte boa e consistente. Na 2ª parte, os Suecos entraram com enorme intensidade e começaram a controlar à vontade o meio campo. O nosso meio campo estava de rastos, não tínhamos bola e estava na cara que era uma questão de minutos até eles marcarem o primeiro. E se marcassem o primeiro, podiam marcar um segundo e por aí fora. Era urgente refrescar o miolo (ou tirar o Nani e acrescentar um elemento no meio campo)!! Não é que Paulo Bento demorou DOIS GOLOS SOFRIDOS para perceber que tinha que reforçar o meio campo? Podia ter custado a presença no Mundial aquela brincadeira!!

Resumindo, Paulo Bento é um tipo porreiro, mas não tem mãozinhas para uma Selecção deste calibre. Pode ser que os ares do Brasil o inspirem, ou que CR7 consiga estar em "dia sim" durante 7 ou 8 ou 9 jogos seguidos (para este Cristi tudo é possível)... se assim não for, duvido que cheguemos longe!

Meireles - já foi bom jogador, mas já não é, tão simples como isto. Está velho, tem pouca intensidade, não defende e ataca pouco. Ainda assim, acho que pode ser uma opção válida tê-lo no banco de suplentes.

Nani - é uma anedota!! Nani parece um miúdo de 18 anos a jogar à bola. Egoísta, pouco práctico, egoísta, decisões erradas, egoísta, passes errados (os poucos que tenta fazer)... e aquilo que fazia bem que era fintar o primeiro e fazer um cruzamento ou um passe de morte, já não consegue fazer. No um para um é raro conseguir passar pelo defesa. Nani precisa de um banhinho de humildade!!

Hugo Almeida - o que dizer mais de Hugo Almeida? De longe o pior de todos!! Hugo Almeida faz TUDO MAL!! Nunca vi um jogador tão mau... ao nível do Bruno Cortez!! Perdoem-me os dois, acredito que sejam excelentes pessoas, mas esqueçam o futebol!! Hugo Almeida é lento, não tem técnica, é lento, não sabe passar, é lento pa crl, falha golos de baliza aberta como nunca vi ninguém a falhar, demora a fazer tudo, atrapalha os próprios colegas de equipa... enfim, não sei mais o que dizer. Tirem por favor o Hugo Almeida da Selecção!!

Estes são os 4 principais casos a mais. Depois ainda há ali mais uns (tipo o João Pereira, que na minha opinião é um "passador" tremendo) que não deviam ser titulares, mas as opiniões devem divergir muito, portanto não vale a pena entrar por aí.


PS - Ainda assim, Paulo Bento é sem dúvida melhor do que Carlos Queiroz. Paulo Bento tem uma coisa boa, que é não inventar e convocar (quase sempre) os melhores. Queiroz não só montava mal a equipa como ainda por cima inventava nas convocatórias, chamando Dudas e coisas parecidas.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Temos futuro no Seixal!

Ontem tive oportunidade de ver o jogo de qualificação para o Europeu de 2015 sub-21, Israel vs Portugal. Jogo que opunha o 1º (Israel) contra o 2º (Portugal) do grupo, em que ambos tinham os mesmos pontos mas Israel tinha um jogo a mais. A vitória garantia-nos desde já, pelo menos, a presença no playoff de acesso.

Israel provou a razão pela qual estava em 1º lugar, uma equipa bastante interessante, mas a vitória calhou para o lado de Portugal, num grande jogo de futebol, com o resultado final de 4-3.

Portugal marcou 4 golos e os jogadores do Benfica estiveram envolvidos em todos eles!

1 golo do Ivan Cavaleiro
Jogada de génio e 1 assistência do Bernardo Silva
1 golo do Bernardo Silva
1 golo do André Gomes após outra jogada brilhante do Ivan Cavaleiro, que faz a assistência

Resumindo por cabeça:
Ivan Cavaleiro- 1 golo e 1 assistência
Bernardo Silva- 1 golo e 1 assistência
André Gomes- 1 golo

Resumindo por jogadores do Benfica:
3 golos e 2 assistências

Temos muito talento a sair fresquinho do Seixal. Ivan e André Gomes já estão na equipa A.
O próximo tem que ser este Bernardo Silva (mais tarde virá Cancelo e por aí adiante). Se dúvidas houvesse de que Bernardo Silva possa vir a vingar na equipa A (pelo seu físico, não pelo seu talento), acho que as suas exibições têm provado inequivocamente que não será o seu tamanho a impedir que se imponha com categoria.


Este menino era SÓ o jogador Português mais novo em campo ontem e foi aquele que mais mexeu com o jogo!!

A pressão é grande (quem quer jogar no MAIOR sabe que tem que ter estaleca para aguentar), mas parece-me ser um tipo que para além de muito talento, tem muita cabecinha.

Bernardo, com esses pézinhos, com esse tamanho, com essa garra e com essa visão de jogo, deixa só crescer uma cabeleira farfalhuda e eu vou jurar que estou a ver El Mago Aimar de novo em campo!!!

PS - tenho visto por aí na blogosfera muitas críticas à Direcção e à Estrutura sobre tudo e mais alguma coisa. Mas depois quando acontecem coisas boas, atribuem o mérito exclusivamente ao jogador A ou B, ou ao treinador A ou B, ou aos Deuses ou à atmosfera!! Concordo com muitas críticas que têm sido feitas a LFV (apoios vergonhosos a Fernandos Gomes, incoerências e irresponsabilidades nos seus discursos, etc.) mas a verdade é que também tem havido coisas boas e não se pode ignorar isso. E o trabalho da formação no Seixal tem sido um deles, portanto deixo os meus sinceros Parabéns à Direcção e a LFV pelo trabalho desenvolvido com as camadas jovens.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Se houvesse mais Sportinguistas como este, o futebol nacional provavelmente estaria bem melhor

Dias da Cunha foi a primeira pessoa a falar publicamente sobre o Sistema e a tomar posição contra o mesmo. Muita gente gozou na altura com a palavra Sistema - uma coisa tão vaga e abstracta - e simplesmente ignorou. Hoje em dia, devem estar arrependidos de o ter feito.

Eis a definição do termo no dicionário:

1.       conjunto de princípios ou ideias, solidamente relacionados entre si, que constituem uma teoria ou um corpo de doutrina
2.       forma de governo
3.       conjunto de partes dependentes umas das outras
4.       plano
5.       conjunto de leis ou princípios que regulam certa ordem de fenómenos
A palavra "sistema" não podia ter sido melhor empregue, porque é precisamente perante tudo isto que estamos no futebol nacional. Dias da Cunha não podia ter sido mais acertado!

Hoje numa capa desportiva temos a reacção de Dias da Cunha ao dérby. Finalmente alguém honesto!! Veja-se as figuras tristes que tem feito Eduardo Barroso.


Não devem ser muitos, mas ainda há Sportinguistas que conseguem discernir para além do seu ódio de estimação ao Benfica, e percebem o real problema do futebol em Portugal. Se houvesse mais uns tantos, de certeza que as perspectivas de futuro do nosso Futebol seriam bem melhores!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sporting igual a si mesmo

O Sporting está já há uns 4/5 anos numa crise profunda, caracterizada por exibições indescritivelmente fracas e por resultados desportivos condizentes.

Nestes 4 anos, em que têm quase sempre perdido os jogos contra o Benfica, aparentemente foram sempre roubados.

Eis o raciocínio do Sportinguista: "não construimos uma jogada de ataque com cabeça tronco e membros, mudamos 40 mil vezes de treinador nos últimos 4 anos, os jogadores arrastam-se em campo mesmo quando só jogamos uma vez por semana, temos medo de ter a bola nos pés, ficamos em 6º ou 7º e nem para a Liga Europa nos qualificamos, mas contra o Benfica as derrotas foram SEMPRE por causa dos árbitros!!".

Abunda a inteligência por aqueles lados.

Lembro-me dos dois últimos jogos do sporting contra o fcp, em que foram gamados à grande, e nem um piu se ouviu contra a arbitragem. No máximo resmungaram qualquer coisa logo depois do jogo, mas no dia seguinte já ninguém os ouviu mais a falar.
Já nos jogos contra o Benfica, é sempre a mesma coisa. Levam um banho de bola e depois temos que os ouvir uma semana a chorar.

Ao menos sejam coerentes pá! Indignem-se depois dos jogos contra o Benfica, mas ao menos façam o mesmo depois dos jogos contra o fcp!! Mas não, o fcp é amigo.

Bruno de Carvalho começou bem o mandato, mas não durou muito... já está a vir ao de cima o típico Sportinguista que há nele e esta direcção do Sporting está a voltar ao mesmo tom das anteriores (com a excepção de Dias da Cunha): "até podemos não jogar um charuto, até podemos ficar em 7º e não ir à Europa, até podemos lutar para não descer, mas desde que o Benfica perca, está tudo bem no reino do leão".

Pior ainda, esta direcção tem-se caracterizado por muita hipocrisia e areia para os olhos dos adeptos. Quando BC veio dizer que se não fossem os erros dos árbitros, já estariam em 1º lugar (depois de uma série de uns 4 jogos seguidos a serem beneficiados com golos em fora de jogo), perdeu naquele segundo toda a credibilidade... não só perante benfiquistas, portistas, etc, mas acredito que também perante muitos sportinguistas.

A equipa do Sporting até pode estar a jogar melhor (mérito do Leonardo Jardim), mas enquanto a mentalidade do clube continuar assim, poucas hipóteses têm de chegar a algum lado.

Feitas as contas, continua o Sporting igual a si mesmo!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Jogar bem e perder, ou jogar mal e ganhar? Eis a questão!

Normalmente prefiro que percamos e joguemos bem!

Não suporto ver a equipa a jogar mal e faz com que a esperança e motivação (de jogadores e adeptos) para os jogos seguintes se vá deteriorando a cada dia. O que, por sua vez, faz com que as exibições vão piorando cada vez mais e os adeptos comecem a "desaparecer" do estádio. E assim sucessivamente, entrando-se num ciclo vicioso.

Portanto, repito, normalmente prefiro que façamos uma exibição excelente (e por força do azar o resultado não seja positivo) que nos dê ânimo e boas perspectivas de futuro.

Normalmente... excepto em jogos como o de ontem! Excepto em jogos como o Corrupção-SLB do ano passado! Excepto em jogos como o Benfica-Chelsea na final da Liga Europa! Ou seja, excepto em jogos decisivos!

Este jogos são para ganhar e mais nada, nem que para isso tenhamos que fazer a exibição mais nojenta de sempre. São jogos em que o factor motivação para o futuro não interessa, muito simplesmente pelo facto de que, se o perdermos, não existe futuro. Não havia mais hipótese de sermos campeões depois do jogo com o fcp. Não havia uma 2ª final, depois da final com o Chelsea. Não vais haver mais Champions este ano depois desta derrota com o Olympiakos!!!

O Benfica tem demonstrado uma tremenda inexperiência na liga dos campeões. Como é que é possível o Celtic ter sido mais experiente que nós? Como é que é possível o Olympiakos ser mais experiente que nós?

Jesus, fui um dos maiores defensores da prestação da equipa o ano passado e da tua permanência. Não foi uma época brilhante, porque perdemos tudo no fim, mas ninguém me demove de que foi uma époxa excelente!!

Mas se achas que este ano os benfiquistas vão aguentar mais derrotas em jogos decisivos, estás muito enganado... deixa os jogos brilhantes para os Rio Aves, para os Aroucas, para os Olhanenses, etc. Nos jogos contra os PSGs, Olympiakos, Chelseas, Barcelonas, etc, preocupa-te em ganhar, nem que para isso tenhamos que fazer uma exibição feia!!


Passando agora à parte dos elogios:

-Excelentes exibições do Sílvio (já não há desculpa para utilizar o Cortez) e do Ruben Amorim.

-Finalmente jogámos com o desenho táctico que tanto defendo: 3 médios centro, (só) 1 extremo e dois avançados. O resultado foi vermos uma bela amostra do rolo compressor de 2010! Recuperamos com muito mais facilidade a bola, neste esquema táctico, e passamos o jogo todo ao ataque sem nos cansarmos mais por isso. O adversário raramente toca na bola quando jogamos assim! Devíamos jogar sempre assim, mesmo com as equipas pequenas portuguesas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Académica vs Benfica - Onze para hoje


Para quem segue o Blog, já estão fartos de saber que este é o desenho táctico de eleição aqui do Preudhomme (igual ao da 1ª época de JJ):

-4 defesas
-3 médios centro (trinco, box-to-box, 10)
-3 avançados (extremo, segundo avançado, ponta de lança)

Na esquerda metia o Sílvio. Tudo menos Cortez (por mim podem devolvê-lo já em Janeiro). À direita, Maxi fez o último jogo portanto rodava com o André Almeida.

O tridente do meio campo seriam os dois habituais Matic e Enzo, com o Djuricic a fazer as vezes de Aimar. Mas como JJ insiste em jogar em 4-2-4, que jogue então o Ivan Cavaleiro em vez do Djuricic.

Lá à frente, Gaitan, Lima e Cardozo fecham as contas.

Nota para os destaques da capa d'A Bola às opções de JJ:

Ponto Negativo: A insistência de JJ em meter Djuricic a 2º avançado. JJ vai conseguir enterrar o Djuricic com esta teimosia ridícula.

Ponto Positivo: A saída de Ola John dos convocados, em detrimento de Ivan Cavaleiro. JJ já deu oportunidades de sobra ao Holandês, que insiste numa atitude displicente, desconcentrada e preguiçosa. JJ faz muito bem em deixá-lo fora da convocatória, para ver se ele acorda para a vida. E é um prémio justo para o Ivan, não só porque tem qualidade, mas principalmente pela atitude e trabalho que tem demonstrado.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Porque Montero falhou aquele golo feito?



Aaaah, exactamente. É que Montero neste lance estava em jogo!!

Montero é perito em marcar golos fora-de-jogo. Quando é para marcar golos legais é que a coisa fica mais complicada...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O Helton em humildade, é um campeão!!




Este xico esperto do Helton faz lembrar aquele personagem encarnado pelo Ricardo Araújo Pereira que respondia indignado ao Polícia: "Eu em humildade... SOU UM CAMPEÃO!"

Alguém pode pfv fazer um controlo de bazófia a esta gente?

Todos os dias os ouvimos a propagandear que são os que jogam melhor à bola, que são os que têm a melhor organização... e não é que agora ainda por cima são os mais humildes??

A hipocrisia por estas bandas realmente não tem limites.

Oh Helton, se eu fosse jogador de futebol, entrasse no youtube (ou agora basta ver a CMTV) e ouvisse o Presidente do meu clube a comprar resultados, era o primeiro a desmarcar-me de tal maneira de estar na vida e pirava-me imediatamente...

...mas isso sou eu, que não sou humilde!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Faz impressão ver Matic assim

Já nem perco muito tempo a analisar o jogo com o Olympiakos. Foi igual aos outros todos esta época:
zero garra
zero atitude
zero motivação
apatia total!

É sempre preciso um choque (sofrer um golo) para darmos algum sinal de vida. E mesmo assim, um sinal muito fraquinho. Enfim, "confrangedor" é a palavra que melhor descreve as exibições da nossa equipa este ano.

Praticamente todos os jogadores andam a jogar mal, mas é aflitivo ver este Matic!!!! As exibições do sérvio já andavam a deixar muito a desejar, mas no jogo de quarta-feira conseguiu fazer provavelmente o pior jogo desde que está na Luz.

Matic esteve o jogo INTEIRO a passo, sem qualquer agressividade, displicente. No golo do Olympiakos é ele quem perde a bola infantilmente. E ao perdê-la, em vez de desatar a correr para trás para tentar recuperar a bola, continua a correr em frente a "trote" completamente indiferente a ter perdido a bola. Mais à frente no jogo, voltou a perder uma bola numa situação muito semelhante. Isto para além dos inúmeros passes falhados, poucas ou nenhuma recuperação de bola, e outras perdas de bola em situações não tão graves.

Não consigo mais ver o melhor jogador da época passada a jogar assim!!

Vieira acorda, Jesus acorda... ou conseguem alterar o rumo das coisas ou daqui a 5 jogos já estamos mergulhados num pântano do qual será muito difícil sair.

A ideia que me dá é que já se estão todos a c#gar uns para os outros (Direcção, Equipa Técnica, Jogadores). UNAM-SE CRL!!!!! É A ÚNICA MANEIRA DE DARMOS A VOLTA POR CIMA!! NÃO PERCEBEM?

Curioso que, dos 3 melhores elementos (os únicos que se têm esforçado e têm estado a um nível decente) da equipa até agora, dois deles são os que foram massivamente criticados recentemente por muitos "bota abaixo"... Cardozo e Luisão. O que seria de nós sem estes meninos? O 3º elemento é André Almeida!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Difícil estar optimista para o Olympiakos

Estou a tentar, mas não está fácil...

Depois da miséria de exibição que fizemos no último jogo da champions, o que é que me diz que amanhã será diferente? Nada!

Aqui há uns tempos no jogo com o Gil Vicente (se não me engano) em que ganhámos com um golo no último minuto, arrancado a ferros, Jorge Jesus disse que aquele resultado tinha sido melhor do que uma goleada, pela motivação que trazia, pela forma como tinha sido obtido com tanto sacrifício.

Pois neste momento, eu acho que o que esta equipa (e os adeptos) precisa urgentemente é mesmo de uma goleada (3-0 não é goleada, mas já era suficiente)!!

Precisamos de sentir que ganhamos um jogo à vontade e com tranquilidade. Precisamos que os jogadores se soltem duma vez por todas e sintam que as coisas lhes estão a correr bem. Precisamos todos de recuperar confiança, jogadores, treinador, adeptos, etc.

Não me parece que vá ser o caso amanhã... mas a verdade é que não é impossível e num jogo de champions, onde os árbitros não são controlados pelo rival, ainda menos impossível se torna! E golear num jogo de champions seria uma injecção de confiança enorme!

Portanto, há que acreditar! Só a enorme vontade de que as coisas estejam melhores é que me traz alguma ilusão para este jogo mas, à falta de melhor, é a isto que me vou agarrar.

E não preciso de mais, amanhã lá estarei na Catedral!

Parece que Sulejmani, Markovic e Fejsa não são opções para amanhã. Estou convencido que JJ vai jogar com Matic e Amorim no meio e vai encostar Enzo à direita. Ou então não mexe em Enzo e mete Ola John.

Eu cá retirava mas é o extremo direito e reforçava o meio campo com Djuricic a nº 10 (como na primeira época de Jesus). E se fosse preciso meter um extremo direito, metia o Ivan Cavaleiro, que não só está a jogar bem melhor do que Ola John, como era uma maneira de ver se o Holandês acordava para a vida.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Já que a imprensa tenta abafar, cabe-nos a nós divulgar... onde anda IZMAILOV?

Pelo título, parece que eu sei onde é que ele anda. Infelizmente não sei, mas assim que souber, aviso!

Antes de continuar, só umas notas sobre o jogo com o Cinfães: gostei de ver os miudos da B e foi bom para dar ritmo aos da A que não têm jogado.

Pena o Cancelo não ter dado uma perninha... bem podia ter jogado o Sílvio à esquerda e o Cancelo à direita. Sim, é triste constatar isto (a cada jogo que passa), mas o Cortez é tão mau tão mau, que até numa equipa de reservas consegue ser o pior em campo! E pensar que, no fecho do mercado, foi apenas por alguns minutos que estivemos quase para ficar até Janeiro só com Cortez para lateral esquerdo... MEDO!!!!!

Agora voltando ao amigo Izmailov...

É inacreditável o silêncio "ensurdecedor" que se tem verificado sobre este desaparecimento do Russo. Problemas pessoais, dizem eles...

Quando era jogador do Sporting, qualquer problemita pessoal deste menino era uma tempestade, razão para fazer capa de jornal pelo menos uma vez por mês. Se ele tivesse jogado no Benfica então, tenho poucas dúvidas que teríamos que levar com a cara do Marat todas as semanas em todas as capas desportivas! Num explorariam o "problema pessoal". No outro, destacariam o salário principesco vs o rendimento e o nº de dias de ausência. E por aí adiante... desde que desestabilize, qualquer coisa serve!

Só que Izmailov não joga nem no Sporting nem no Benfica. Izmailov joga no Sistema Futebol Clube! Este clube vive num paraíso cor-de-rosa e nunca tem qualquer tipo de problema. Este é o clube mais estável do mundo. A imprensa sabe disto!!

Por isso é que, perante a imprensa, neste clube, um jogador que recebe uns valentes milhares ausentar-se indefinidamente é algo do mais natural que pode haver. Portanto, aceitam piamente a esclarecedora justificação "ausente para resolver problemas pessoais", sem questionar e sem investigar.


Para esta imprensa transparente e isenta, aquele Izmailov verde que era uma besta, agora é um anjinho azul que não causa qualquer tipo de problemas e que inclusivamente tem o civismo de pedir autorização para se pôr na alheta.

Este clube regenera jogadores, ficam homens novos. É um milagre!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vamos falar sobre o Rodrigo

Rodrigo chegou ao Benfica como um jovem jogador com enorme potencial e com a credencial de ser o melhor marcador de sempre da Selecção Sub-19 (?) (corrijam-me se estiver enganado) de Espanha.

Após um ano de empréstimo para ter oportunidades de jogar e ganhar experiência, voltou e começou a afirmar-se como uma alternativa válida aos dois avançados titulares. Estava a ganhar forma e confiança e atingia um pico quando foi alarvemente atingido pelo Bruno Alves (que em nome dos seus bons velhos tempo no fcp - onde o deixavam agredir tudo e todos impunemente - aproveitou o jogo contra uma equipa Portuguesa para matar saudades) e se lesionou com gravidade. A partir daí, as exibições do hispano brasileiro têm vindo a descer sucessivamente de nível.

Não acho que a cacetada de Bruno Alves e a queda de produção do Rodrigo estejam minimamente relacionadas. Considero apenas uma coincidência, que tenha sido a partir desse dia que Rodrigo nunca mais conseguiu convencer os adeptos.

Confesso que não tive oportunidade de ver muitos jogos do Rodrigo na Selecção espanhola, mas dos poucos que vi, e do que tenho visto no Benfica, parece-me mais do que óbvio qual é o "problema" do Rodrigo. Na minha opinião, e já o referi em outros posts, a razão pela qual este jogador tem vindo a decair é muito simples: No Benfica, RODRIGO NÃO JOGA NA POSIÇÃO CORRECTA!

Ao contrário do que muitos pensam (onde incluo Jorge Jesus), Rodrigo não é um 2º avançado! Rodrigo é um PONTA DE LANÇA! É um homem de área! É um tipo que só vê baliza e mal recebe a bola só pensa em metê-la no fundo das redes.



Rodrigo é rápido? Sim!
É ágil? Sim!
Tem técnica? Tem bastante!
Então de certeza que dá um bom 2º avançado, certo? ERRADO!!

Rodrigo tem técnica em velocidade, mas não tem técnica e controlo de bola suficiente para jogar no espaço curto (entre o meio campo e a defesa adversária), a dominar rápido e a servir logo. Por isso é que está constantemente a perder bolas. Nem tem visão de jogo suficiente para servir um companheiro. Será que Jesus não percebe que o Rodrigo não tem nada a ver com o Saviola? Rodrigo precisa que o sirvam a ele. E para isso, tem que ser o homem mais adiantado. Tem que estar ou na área (pronto para rematar), ou entre os centrais a desmarcar-se em velocidade nas suas costas.

Agora, se me perguntarem porque é que ele então ao início jogava bem, mesmo estando na posição errada... eu acho que foi simplesmente por ter acabado de chegar e estar com aquela pica e motivação inicial de quem quer impressionar o treinador. Mas assim que passou o ímpeto inicial, começou a decair a sua produção e foi aí que se começou a perceber que Rodrigo não era 2º avançado.

Posto isto, é imperativo que, das duas uma: ou Rodrigo começa a jogar na posição correcta, ou então tem que ser vendido (ou emprestado, até haver espaço para ele nesta equipa). Agora, continuar a metê-lo a jogar numa posição onde só faz merda, só o vai continuar a desmoralizar e, ainda mais importante, só vai continuar a desvalorizar a sua cotação no mercado.

PS- tenho visto muita gente a dizer mal do Roderick Miranda, mas na minha opinião, foi também precisamente isto que lhe aconteceu. Só jogava na posição errada (trinco)!!! O resultado foi ter feito exibições péssimas, ter-se desvalorizado e perdeu-se um central que, na minha opinião, é muito melhor que Jardel, Lisandro, Steven ou Mitrovic!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O lado bom das lesões

É que muitas vezes obrigam à chamada de novos jogadores que normalmente não são opção, mesmo sendo bem melhores que os que são opção frequente.

Boa estreia do André Almeida na Selecção, sem estar nervoso, sem medo, a jogar simples, sem inventar, seguro a defender e voluntarioso no ataque. Muito positivo!
Acho que merece ir ao Mundial (se formos)!!


Por outro lado, anda ali tanto coxo com lugar cativo nesta Selecção, que mete impressão!! É impressão minha ou o Hugo Almeida é o pior ponta de lança que a equipa nacional já teve? É MAU DEMAIS!!

O titular desta equipa devia ser o Éder (não que seja espectacular, mas é o melhorzinho que temos neste momento), substituído sempre ou por Nélson Oliveira ou por Postiga, consoante o momento e o resultado da partida.

Agora, Hugo Almeida? Para isso chamem de volta o Nuno Gomes, que ainda deve jogar bem melhor, ou o João Tomás, ou o terrível Edinho, ou eu mesmo... tudo menos o Hugo Almeida!!

PS - não tenho nada contra o Hugo Almeida, de certeza que será uma excelente pessoa... simplesmente acho que joga mal que dói (talvez desse um bom defesa central)!

Josué um jogo? O quê??? ...estou a brincaar, não surpreende nem um pouco!!

Até seria bem disfarçado: vamos apressar esta decisão, metemos-lhe um jogo de castigo e ele cumpre-o no jogo da Taça (no qual nem iria jogar de qualquer maneira) e assim nem nos podem acusar de sermos beneficiados, nem nós saímos prejudicados por ficarmos sem um titular num jogo importantíssimo.

Era bem pensado... só que o problema é que existem exemplos anteriores, como o de Insúa, que levou dois jogos pela mesma razão, sem tirar nem pôr, que nos mostram como são feitas as coisas neste país. O clube do Sistema sai sempre por cima, claro!!

Alguém tinha dúvidas?

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mais que merecido

Muito Parabéns André Almeida, já andavas a justificar a chamada à Selecção AA desde a meio da época passada. Bem merecido!!!


Só é pena que só sejas chamado por lesão do João Pereira, porque na minha opinião, jogas bem melhor do que ele a lateral direito, e nem sequer é a tua posição de origem.

Fica o exemplo para os outros jovens portugueses do nosso plantel: se derem o litro em cada jogo, a recompensa acaba por chegar (esta é especialmente para ti, André Gomes).

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ou alinham com o Sistema ou são incompetentes

Vamos por partes.
 
Há poucas coisas piores do que uma pessoa incompetente. Uma delas é vender a própria honra!
Claro que entre uma e outra, escolheria sempre o incompetente. Ao menos não o faz por mal, mas simplesmente porque não tem capacidade para ser melhor.
 
Esclarecido este ponto prévio, passemos à análise da arbitragem de ontem. É importante que não falemos só de arbitragens quando perdemos pontos.
 
Começo por constatar que, das poucas vezes que não apanhamos com um tipo alinhavado com o Sistema, apanhamos um incompetente do pior. A arbitragem do jogo contra o Estoril conseguiu ser pior do que as exibições do Estoril e do Benfica juntas, algo que não é nada fácil:
 
-Um árbitro que vê uma mão escandalosa dum homem do Estoril à frente do seu nariz, no meio campo, e manda seguir, depois vai assinalar aquele penalty a favor do Benfica? Que raio de critério vem a ser este?
 
-Um árbitro que vê entradas assassinas dos homens do Estoril e não expulsa ninguém? Mas depois numa faltinha normal mostra o segundo amarelo ao tipo do Estoril? Onde está o critério?
 
-Um árbitro que deixa passar a agressão evidente ao Maxi?
 
Nesta arbitragem o que se viu foi uma falta de critério escandalosa, ora beneficiando uma equipa num momento ora prejudicando-a no momento a seguir. Isto demonstra uma tremenda incompetência e estraga completamente um jogo de futebol.
 
A falta de critério nem costuma ser o problema dos árbitros nacionais. Normalmente o critério é bastante uniforme: beneficiar o fcp e prejudicar quem quer que lhes faça frente (e o único que lhe tem feito frente é o Benfica - mas vamos já ver na próxima jornada como vai ser o fcp-scp. Estou muito curioso para ver a arbitragem desse jogo!).
 
É muito triste, mas isto leva-me a constatar o seguinte: Se o problema da arbitragem em Portugal fosse de incompetência, o futebol nacional estaria bem mais saudável!! É triste não é? Concluir que o problema da arbitragem em Portugal é tão grave, que estaria bem melhor se fosse simplesmente um problema de incompetência.
 
Fica a pergunta: haverá algum árbitro competente, neste país, que não esteja alinhado com o Sistema?