quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Se houvesse mais Sportinguistas como este, o futebol nacional provavelmente estaria bem melhor

Dias da Cunha foi a primeira pessoa a falar publicamente sobre o Sistema e a tomar posição contra o mesmo. Muita gente gozou na altura com a palavra Sistema - uma coisa tão vaga e abstracta - e simplesmente ignorou. Hoje em dia, devem estar arrependidos de o ter feito.

Eis a definição do termo no dicionário:

1.       conjunto de princípios ou ideias, solidamente relacionados entre si, que constituem uma teoria ou um corpo de doutrina
2.       forma de governo
3.       conjunto de partes dependentes umas das outras
4.       plano
5.       conjunto de leis ou princípios que regulam certa ordem de fenómenos
A palavra "sistema" não podia ter sido melhor empregue, porque é precisamente perante tudo isto que estamos no futebol nacional. Dias da Cunha não podia ter sido mais acertado!

Hoje numa capa desportiva temos a reacção de Dias da Cunha ao dérby. Finalmente alguém honesto!! Veja-se as figuras tristes que tem feito Eduardo Barroso.


Não devem ser muitos, mas ainda há Sportinguistas que conseguem discernir para além do seu ódio de estimação ao Benfica, e percebem o real problema do futebol em Portugal. Se houvesse mais uns tantos, de certeza que as perspectivas de futuro do nosso Futebol seriam bem melhores!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sporting igual a si mesmo

O Sporting está já há uns 4/5 anos numa crise profunda, caracterizada por exibições indescritivelmente fracas e por resultados desportivos condizentes.

Nestes 4 anos, em que têm quase sempre perdido os jogos contra o Benfica, aparentemente foram sempre roubados.

Eis o raciocínio do Sportinguista: "não construimos uma jogada de ataque com cabeça tronco e membros, mudamos 40 mil vezes de treinador nos últimos 4 anos, os jogadores arrastam-se em campo mesmo quando só jogamos uma vez por semana, temos medo de ter a bola nos pés, ficamos em 6º ou 7º e nem para a Liga Europa nos qualificamos, mas contra o Benfica as derrotas foram SEMPRE por causa dos árbitros!!".

Abunda a inteligência por aqueles lados.

Lembro-me dos dois últimos jogos do sporting contra o fcp, em que foram gamados à grande, e nem um piu se ouviu contra a arbitragem. No máximo resmungaram qualquer coisa logo depois do jogo, mas no dia seguinte já ninguém os ouviu mais a falar.
Já nos jogos contra o Benfica, é sempre a mesma coisa. Levam um banho de bola e depois temos que os ouvir uma semana a chorar.

Ao menos sejam coerentes pá! Indignem-se depois dos jogos contra o Benfica, mas ao menos façam o mesmo depois dos jogos contra o fcp!! Mas não, o fcp é amigo.

Bruno de Carvalho começou bem o mandato, mas não durou muito... já está a vir ao de cima o típico Sportinguista que há nele e esta direcção do Sporting está a voltar ao mesmo tom das anteriores (com a excepção de Dias da Cunha): "até podemos não jogar um charuto, até podemos ficar em 7º e não ir à Europa, até podemos lutar para não descer, mas desde que o Benfica perca, está tudo bem no reino do leão".

Pior ainda, esta direcção tem-se caracterizado por muita hipocrisia e areia para os olhos dos adeptos. Quando BC veio dizer que se não fossem os erros dos árbitros, já estariam em 1º lugar (depois de uma série de uns 4 jogos seguidos a serem beneficiados com golos em fora de jogo), perdeu naquele segundo toda a credibilidade... não só perante benfiquistas, portistas, etc, mas acredito que também perante muitos sportinguistas.

A equipa do Sporting até pode estar a jogar melhor (mérito do Leonardo Jardim), mas enquanto a mentalidade do clube continuar assim, poucas hipóteses têm de chegar a algum lado.

Feitas as contas, continua o Sporting igual a si mesmo!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Jogar bem e perder, ou jogar mal e ganhar? Eis a questão!

Normalmente prefiro que percamos e joguemos bem!

Não suporto ver a equipa a jogar mal e faz com que a esperança e motivação (de jogadores e adeptos) para os jogos seguintes se vá deteriorando a cada dia. O que, por sua vez, faz com que as exibições vão piorando cada vez mais e os adeptos comecem a "desaparecer" do estádio. E assim sucessivamente, entrando-se num ciclo vicioso.

Portanto, repito, normalmente prefiro que façamos uma exibição excelente (e por força do azar o resultado não seja positivo) que nos dê ânimo e boas perspectivas de futuro.

Normalmente... excepto em jogos como o de ontem! Excepto em jogos como o Corrupção-SLB do ano passado! Excepto em jogos como o Benfica-Chelsea na final da Liga Europa! Ou seja, excepto em jogos decisivos!

Este jogos são para ganhar e mais nada, nem que para isso tenhamos que fazer a exibição mais nojenta de sempre. São jogos em que o factor motivação para o futuro não interessa, muito simplesmente pelo facto de que, se o perdermos, não existe futuro. Não havia mais hipótese de sermos campeões depois do jogo com o fcp. Não havia uma 2ª final, depois da final com o Chelsea. Não vais haver mais Champions este ano depois desta derrota com o Olympiakos!!!

O Benfica tem demonstrado uma tremenda inexperiência na liga dos campeões. Como é que é possível o Celtic ter sido mais experiente que nós? Como é que é possível o Olympiakos ser mais experiente que nós?

Jesus, fui um dos maiores defensores da prestação da equipa o ano passado e da tua permanência. Não foi uma época brilhante, porque perdemos tudo no fim, mas ninguém me demove de que foi uma époxa excelente!!

Mas se achas que este ano os benfiquistas vão aguentar mais derrotas em jogos decisivos, estás muito enganado... deixa os jogos brilhantes para os Rio Aves, para os Aroucas, para os Olhanenses, etc. Nos jogos contra os PSGs, Olympiakos, Chelseas, Barcelonas, etc, preocupa-te em ganhar, nem que para isso tenhamos que fazer uma exibição feia!!


Passando agora à parte dos elogios:

-Excelentes exibições do Sílvio (já não há desculpa para utilizar o Cortez) e do Ruben Amorim.

-Finalmente jogámos com o desenho táctico que tanto defendo: 3 médios centro, (só) 1 extremo e dois avançados. O resultado foi vermos uma bela amostra do rolo compressor de 2010! Recuperamos com muito mais facilidade a bola, neste esquema táctico, e passamos o jogo todo ao ataque sem nos cansarmos mais por isso. O adversário raramente toca na bola quando jogamos assim! Devíamos jogar sempre assim, mesmo com as equipas pequenas portuguesas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Académica vs Benfica - Onze para hoje


Para quem segue o Blog, já estão fartos de saber que este é o desenho táctico de eleição aqui do Preudhomme (igual ao da 1ª época de JJ):

-4 defesas
-3 médios centro (trinco, box-to-box, 10)
-3 avançados (extremo, segundo avançado, ponta de lança)

Na esquerda metia o Sílvio. Tudo menos Cortez (por mim podem devolvê-lo já em Janeiro). À direita, Maxi fez o último jogo portanto rodava com o André Almeida.

O tridente do meio campo seriam os dois habituais Matic e Enzo, com o Djuricic a fazer as vezes de Aimar. Mas como JJ insiste em jogar em 4-2-4, que jogue então o Ivan Cavaleiro em vez do Djuricic.

Lá à frente, Gaitan, Lima e Cardozo fecham as contas.

Nota para os destaques da capa d'A Bola às opções de JJ:

Ponto Negativo: A insistência de JJ em meter Djuricic a 2º avançado. JJ vai conseguir enterrar o Djuricic com esta teimosia ridícula.

Ponto Positivo: A saída de Ola John dos convocados, em detrimento de Ivan Cavaleiro. JJ já deu oportunidades de sobra ao Holandês, que insiste numa atitude displicente, desconcentrada e preguiçosa. JJ faz muito bem em deixá-lo fora da convocatória, para ver se ele acorda para a vida. E é um prémio justo para o Ivan, não só porque tem qualidade, mas principalmente pela atitude e trabalho que tem demonstrado.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Porque Montero falhou aquele golo feito?



Aaaah, exactamente. É que Montero neste lance estava em jogo!!

Montero é perito em marcar golos fora-de-jogo. Quando é para marcar golos legais é que a coisa fica mais complicada...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O Helton em humildade, é um campeão!!




Este xico esperto do Helton faz lembrar aquele personagem encarnado pelo Ricardo Araújo Pereira que respondia indignado ao Polícia: "Eu em humildade... SOU UM CAMPEÃO!"

Alguém pode pfv fazer um controlo de bazófia a esta gente?

Todos os dias os ouvimos a propagandear que são os que jogam melhor à bola, que são os que têm a melhor organização... e não é que agora ainda por cima são os mais humildes??

A hipocrisia por estas bandas realmente não tem limites.

Oh Helton, se eu fosse jogador de futebol, entrasse no youtube (ou agora basta ver a CMTV) e ouvisse o Presidente do meu clube a comprar resultados, era o primeiro a desmarcar-me de tal maneira de estar na vida e pirava-me imediatamente...

...mas isso sou eu, que não sou humilde!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Faz impressão ver Matic assim

Já nem perco muito tempo a analisar o jogo com o Olympiakos. Foi igual aos outros todos esta época:
zero garra
zero atitude
zero motivação
apatia total!

É sempre preciso um choque (sofrer um golo) para darmos algum sinal de vida. E mesmo assim, um sinal muito fraquinho. Enfim, "confrangedor" é a palavra que melhor descreve as exibições da nossa equipa este ano.

Praticamente todos os jogadores andam a jogar mal, mas é aflitivo ver este Matic!!!! As exibições do sérvio já andavam a deixar muito a desejar, mas no jogo de quarta-feira conseguiu fazer provavelmente o pior jogo desde que está na Luz.

Matic esteve o jogo INTEIRO a passo, sem qualquer agressividade, displicente. No golo do Olympiakos é ele quem perde a bola infantilmente. E ao perdê-la, em vez de desatar a correr para trás para tentar recuperar a bola, continua a correr em frente a "trote" completamente indiferente a ter perdido a bola. Mais à frente no jogo, voltou a perder uma bola numa situação muito semelhante. Isto para além dos inúmeros passes falhados, poucas ou nenhuma recuperação de bola, e outras perdas de bola em situações não tão graves.

Não consigo mais ver o melhor jogador da época passada a jogar assim!!

Vieira acorda, Jesus acorda... ou conseguem alterar o rumo das coisas ou daqui a 5 jogos já estamos mergulhados num pântano do qual será muito difícil sair.

A ideia que me dá é que já se estão todos a c#gar uns para os outros (Direcção, Equipa Técnica, Jogadores). UNAM-SE CRL!!!!! É A ÚNICA MANEIRA DE DARMOS A VOLTA POR CIMA!! NÃO PERCEBEM?

Curioso que, dos 3 melhores elementos (os únicos que se têm esforçado e têm estado a um nível decente) da equipa até agora, dois deles são os que foram massivamente criticados recentemente por muitos "bota abaixo"... Cardozo e Luisão. O que seria de nós sem estes meninos? O 3º elemento é André Almeida!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Difícil estar optimista para o Olympiakos

Estou a tentar, mas não está fácil...

Depois da miséria de exibição que fizemos no último jogo da champions, o que é que me diz que amanhã será diferente? Nada!

Aqui há uns tempos no jogo com o Gil Vicente (se não me engano) em que ganhámos com um golo no último minuto, arrancado a ferros, Jorge Jesus disse que aquele resultado tinha sido melhor do que uma goleada, pela motivação que trazia, pela forma como tinha sido obtido com tanto sacrifício.

Pois neste momento, eu acho que o que esta equipa (e os adeptos) precisa urgentemente é mesmo de uma goleada (3-0 não é goleada, mas já era suficiente)!!

Precisamos de sentir que ganhamos um jogo à vontade e com tranquilidade. Precisamos que os jogadores se soltem duma vez por todas e sintam que as coisas lhes estão a correr bem. Precisamos todos de recuperar confiança, jogadores, treinador, adeptos, etc.

Não me parece que vá ser o caso amanhã... mas a verdade é que não é impossível e num jogo de champions, onde os árbitros não são controlados pelo rival, ainda menos impossível se torna! E golear num jogo de champions seria uma injecção de confiança enorme!

Portanto, há que acreditar! Só a enorme vontade de que as coisas estejam melhores é que me traz alguma ilusão para este jogo mas, à falta de melhor, é a isto que me vou agarrar.

E não preciso de mais, amanhã lá estarei na Catedral!

Parece que Sulejmani, Markovic e Fejsa não são opções para amanhã. Estou convencido que JJ vai jogar com Matic e Amorim no meio e vai encostar Enzo à direita. Ou então não mexe em Enzo e mete Ola John.

Eu cá retirava mas é o extremo direito e reforçava o meio campo com Djuricic a nº 10 (como na primeira época de Jesus). E se fosse preciso meter um extremo direito, metia o Ivan Cavaleiro, que não só está a jogar bem melhor do que Ola John, como era uma maneira de ver se o Holandês acordava para a vida.