segunda-feira, 19 de agosto de 2013

As incongruências de Jorge Jesus

Primeira:
Começo pelo defesa esquerdo. É verdade, estou a martelar na mesma tecla vezes sem conta, mas enquanto isto não for rectificado não vou conseguir fingir que está tudo bem.
JJ foi quem mais acreditou em Melgarejo. Quando todos duvidavam de mais uma adaptação, JJ insistiu no paraguaio e apostou nele. Sim, custou-nos um ou dois golos importantes no início da época passada, mas a verdade é que a partir da 5ª jornada já ninguem ouvia falar em problemas na lateral esquerda.

Ora a pergunta que te faço, mister, é a seguinte: porque é que depois de tanto trabalho para o ensinares a defender, depois de tanto te desgastares perante os media e arricares a tua reputação naquilo que poderia ser uma aposta pessoal falhada (dps do Emerson), depois de estar o problema praticamente solucionado (era só este ano comprarmos um DE mais defensivo e estava o casso arrumado, dois laterais, um melhor a defender e o outro melhor a atacar), decides chegar a 30 dias do final da época e retirá-lo de todos os jogos decisivos? E este ano, que terias um Melgarejo já com experiência, com um ano de trabalho em cima, com tudo para ser ainda melhor, decides voltar à estaca zero e apostar num gajo MISERÁVEL, que nem defende nem ataca como deve ser?

Estás a perceber a incongruência??? Não faz sentido!!

Segunda:
JJ no ano em que chegou prometeu meter a equipa a jogar o dobro ou o triplo. Uma das alterações, bem simples, que fez na altura foi retirar o Aimar da posição de 2º avançado (onde o Quique o gostava de utilizar) e recuá-lo no terreno, a ir buscar a bola aos centrais e sair a pautar e organizar todo o jogo da equipa. O resultado foi brutal, Aimar fez a melhor época de sempre e foi assim que todos nos apaixonámos pela magia de El Mago!

Aqui vai a(s) pergunta(s) mister: porque é que depois dessa época, raramente o Aimar voltou a jogar a nº 10 e passaste a metê-lo sempre a 2º avançado? Porque é que corrigiste um dos principais erros do treinador anterior, para um ano depois começares tu próprio a cometer esse erro? Ainda não percebeste porque é que o Aimar caiu tanto de rendimento nas últimas 2 épocas (para além das lesões claro)?

Este ano temos um reforço de luxo chamado Djuricic. Um puro nº 10 ao estilo do Maestro Rui. E não é que o metes atrás do ponta de lança, a jogar de costas para a baliza, deixando a organização do jogo para o Matic? Não percebes que um nº 10 tem que jogar DE FRENTE (e não de costas) para a baliza e ver todo o campo à sua frente, para poder distribuir jogo?

Porque é que cometes erros que tu próprio havias corrigido?

Estás a perceber a incongruência??? Não faz sentido!!

Terceira e última:
Outra alteração que JJ fez no ano em que chegou, esta mais complexa, foi passar a jogar apenas com um extremo (mantendo os 2 avançado e os 3 médios). Resultado? Benfica campeão e Di Maria foi o rei das assistências nesse ano.

Mister, a pergunta surge naturalmente: porque é que decidiste tirar um elemento do meio campo e passar a jogar com 2 extremos, quando tiveste tão bons resultados a jogar só com um extremo? Porque continuas a insistir nisso, quando o resultado tem sido uma equipa tão desequilibrada defensivamente que sofremos golos há 19 jogos seguidos? Porque achas que precisas de 2 tipos a centrar bolas para a área, quando agora nem sequer lá temos ninguem (era Cardozo) para as cabecear?

Estás a perceber a incongruência??? Não faz sentido!!

-

Jesus, se cometesses erros e depois experimentasses coisas novas, eu perceberia. Mas porque é que fazes as coisas bem e depois decides mudar para pior? NÃO FAZ SENTIDO!!

UMA VERGONHA!!

O post anterior refere-se ao factor externo. Mas isso não me impede de ver os problemas internos. Ambos existem, mas já que não podemos fazer muito em relação ao factor externo - (infelizmente) vivemos num país miserável onde quem corrompe é premiado - temos a obrigação de pelo menos corrigir os problemas internos.

FOI UMA VERGONHA a pré época do Benfica, que culminou (esperava-se outra coisa?) com a derrota na Madeira! Vamos em 3 derrotas seguidas, ainda não perceberam? JJ, se quisesses vitórias tinhas escolhido outros clubes para a pré-época? As pessoas não são burras, achas que enganas alguém com essa conversa ridícula?

-Como é que é possível em 5 épocas, JJ nunca ganhar na primeira jornada? Que palhaçada vem a ser esta?

-Como é que é possível termos a titular um defesa esquerdo emprestado? Somos um arouca ou um olhanense? Ainda se viesse de um colosso europeu... mas do São Paulo? Só podes estar a brincar JJ! MELGA JÁ!!

-Como é que é possível o Ola John (atenção, acho que pode vir a ser máquina) se estar a tornar no pior jogador do mundo? E ser premiado com presença constante em campo? Banco com ele até começar a esforçar-se minimamente!!

-Como é que é possível comprarmos um excelente nº 10, arrumá-lo lá à frente e meter o Matic a distribuir jogo? Isto faz algum sentido?

-Como é que é possível o tema Cardozo ter sido gerido de uma forma tão amadora? Cardozo agiu mal? Sim! Então, no dia seguinte ao jogo metiam-no a pedir desculpa publicamente e castigavam-no uma semana e na semana seguinte (ou neste caso, no reinicio dos trabalhos) ele já estava reintegrado no plantel. Depois se o queriam vender, podiam vender na mesma, mas não mostravam ao mundo inteiro que se queriam ver livre dele. Se mostram, como é que esperam ter o mínimo de alavanca para negociar o preço? BÁSICO, SENSO COMUM!!

-Como é que é possível a imprensa ter tanta influência no Benfica? Não devia ser ao contrário? Não devia um clube como o Benfica ter alguma influência na imprensa?

-COMO É QUE É POSSÍVEL SOFRERMOS GOLOS HÁ 19 JOGOS SEGUIDOS?

O pior de tudo é simplesmente isto: Como é que é possível uma equipa que jogava tão bem na época passada, não vender ninguém, ter o mesmo plantel (reforçado, teoricamente), ter o mesmo treinador, mas jogar tão mal e ser tão inofensiva neste momento?

É simplesmente confrangedor!!

Época nova, mais do mesmo!

Como tem sido habitual nos últimos anos, é muito fácil marcar penalties contra o Benfica e ainda mais fácil marcar penalties a favor do fcp (normalmente com direito a expulsão). Já o tenho dito e volto a repetir... desenganem-se os benfiquistas se acham (ou achavam) que este ano seremos campeões: enquanto o futebol português não mudar (árbitros, avaliadores, federação, etc.), não vejo nenhuma razão para se pensar que o campeão pode alternar (já nem digo mudar).

O que o Benfica tem que fazer é apostar forte na Europa e na Taça da Liga (ou seja, as únicas competições que não são controladas pela FPF). Não é preciso ser muito inteligente para verificar a correlação: temos 4 em 5 Taças da Liga e excelentes desempenhos na Europa nos últimos 5 anos...

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jorge Jesus

Sou o primeiro a admitir que, quando soube que JJ era o treinador escolhido para substituir o bem falante (mas miserável treinador) Quique Flores, torci o nariz. Mas a verdade é que rapidamente me tornei um fã e ainda não tinha terminado a pré época e o mister já tinha todo o meu apoio. Parabéns a LFV, porque foi uma aposta pessoal dele e, sem dúvida nenhuma, uma aposta ganha.

Desde aí, tenho sido sempre um apoiante incondicional do treinador. Não só fui a favor da sua permanência este ano, como também há dois anos (qd o vitinho foi campeão no primeiro ano) quando todos pediam a sua cabeça.

JJ chegou com o seu estilo meio labrego meio saloio e fez o que prometeu - meter a equipa a jogar o dobro do que jogava. Se Quique era bem falante mas a equipa não jogava nada, JJ era precisamente o oposto, péssimo falante mas a equipa arrasava. Ironicamente, a sua falta de jeito para discursar tornou-se uma mais valia: dava show em cada conferência de imprensa!! A sua falta de jeito, inesperadamente, só lhe dava mais carisma!!

Quanto me ria e divertia a ver Jesus a falar e a responder "mal" e bruscamente. E ainda me ria mais por ter a sensação de que JJ já tinha percebido que isto jogava a seu favor e usava e abusava deste "mau jeito" intencionalmente, enquanto os adversário iam gozando com ele sem perceberem que estavam a cair precisamente na sua armadilha.

Com a equipa a demolir adversários e com conferências de imprensa com mais audiência do que as telenovelas brasileiras em horário nobre, a receita para o sucesso estava encontrada.

Mas com o sucesso veio ao de cima a falta de formação de JJ, uma coisa comum em pessoas que sempre foram humildes e de repente se vêem rodeadas de atenção, protagonismo e, mais importante, dinheiro! Jesus tornou-se o típico novo rico e não foi capaz de se agarrar às suas origens simples e humildes e foi-se tornando uma pessoa bruta, convencida de que é superior aos outros.

Aos poucos, a animação, comédia e boa disposição das conferências de impresa foi dando lugar à arrogância, má disposição e a respostas brutas (atenção à diferença entre brutas e bruscas). A presunção toldou-lhe o discernimento de tal maneira (Emersons, Robertos, etc.), que deixou de se empenhar e foi completamente arrasado na época seguinte pelo André Vilas Boas (que, na minha opinião, está muitos degraus tactica e tecnicamente abaixo de JJ, mas que sabe gerir muito melhor o seu próprio ego).

Após uma 2ª época desastrosa, JJ percebeu que para se manter no topo é preciso trabalhar e melhorou muito. Até aqui, tudo mais ou menos normal... uma pessoa tem competência, alcança sucesso, abandalha em seguida, cai, percebe que precisa de retomar os mesmos níveis de trabalho para voltar a ter sucesso e começa a concentrar-se nisso. JJ voltou a dar o litro e a empenhar-se mas, O GRANDE PROBLEMA, é que não se conseguiu livrar mais de um estado sobranceiro, convencido, presunçoso, a falar com os jornalistas como se ele fosse o maior do mundo.

Resumindo e concluindo, sou completamente a favor da permanência de JJ. Reconheço-lhe o mérito de meter a equipa a jogar bem, muito competitiva, com experiência. Reconheço-lhe o mérito de potenciar os jogadores. Reconheço-lhe o mérito de nas últimas duas épocas ter levado a equipa às costas contra tudo e todos num campeonato completamente viciado e enviesado. Reconheço-lhe o mérito de, mesmo num país onde o futebol é podre e para haver um campeão que nao seja o fcp tem que se fazer uma época inteira sem derrotas, ter conseguido lutar até ao fim pelo título.

NO ENTANTO, é muito importante que JJ acabe com a presunção e sobranceria, aprenda a gerir o seu ego, recupere a humildade e adopte um discurso mais amigável e acessível.

Se o fizer, terá de novo a seu lado todos os benfiquistas e seremos concerteza muito mais fortes nesta luta desigual e imparcial que é este campeonato português.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Apresentação do FCP... excelente retrato do clube!

Esta mentalidade do ódio e da intimidação, ao jeito de máfia de país de terceiro mundo, para além de ser ridícula e uma tristeza para o nosso país, é o melhor exemplo da podridão a que chegou o futebol neste país, contaminado por um clube que serve (mas não devia) de exemplo para milhares de pessoas que são adeptos.

Veja-se o nível doente a que chegam: Nolito, nem é jogador do Benfica já, foi o jogo todo assobiado e enxovalhado, o que por si só é absolutamente vergonhoso - se fosse um jogador Português, assumidamente adepto do Benfica e uma figura do clube, no momento a jogar num clube estrangeiro, ainda se percebia. Mas Nolito nem é Português, nem é do Benfica desde pequeno, nem esteve sequer muito tempo no clube! - para um clube que CONVIDA outro para a sua apresentação.

Como se isso não bastasse, ainda aparece um puto esúpido, que se deixa influenciar pelos assobios ignorantes do público, e desata aos pontapés (foram o quê, uns 4 ou 5) bárbaros ao Nolito, ainda antes do meio campo, numa jogada sem qualquer perigo para a baliza do Helton. Nolito reagiu, evidentemente... quem não reagiria?? Só um lorpa, um tótó!!

Não contentes com as bárbaras agressões do Kelvin, todo o banco do "tudo menos futebol" clube do porto atira-se em peso para cima do anão do Nolito, como se ele não estivesse com a razão toda do lado dele!!

Claro que ninguém premeditou fazer isto ao Nolito. Eles simplesmente reagiram: o público ignorante reagiu a ter um ex jogador do Benfica a fazer o que queria do Danilo, o Kelvin criancinha reagiu ao público agredindo o Nolito, o banco do fcp reagiu à resposta do Nolito partindo para cima dele, e para fechar o circulo o público reagiu à atitude brilhante do banco do fcp.

Mas porque é que eles reagem assim? Porque sabem que podem, porque estão (mal) habituados, porque sempre se deram bem em reagir assim, porque retiram benefícios disso, porque não são castigados nem sequer avisados por reagirem assim, porque o clima mafioso de intimidação sempre funcionou e não dá mostras de abrandar.

O árbitro, figura simpática como sempre naquela casa, fingiu que nao foi nada, nem um amarelo foi mostrado. O Luisão o ano passado ficou suspenso quantos meses mesmo? Quantos meses vão suspender o Kelvin agora?

Os benfiquistas que se desenganem se acham que este ano vamos ser campeões... mudou alguma coisa no futebol português? Os dirigentes da federação não são os mesmos? O presidente dos árbitros não é o mesmo? As decisões sobre o futebol nacional não continuam a ser todas tomadas no Porto? Então porque é que haveria de mudar alguma coisa? Vai continuar tudo na mesma, não tenho dúvidas!

Este ano a apresentação do "tudo menos futebol" clube do porto foi das melhores de sempre, das mais fidedignas que tenho visto, reflectindo o clube na perfeição! Pouco futebol bonito, muita cacetada, intimidação e ódio, tudo bem secundado por um árbitro amigo e complacente... EXCELENTE RETRATO!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O meio campo

Ontem falei na defesa, hoje concentro-me no meio campo:

Matic - provavelmente o melhor trinco do mundo neste momento, a par do Yaya Touré e do Busquets. E está tudo dito! Se lhe pudesse exigir alguma melhoria, seria apenas que tentasse mais o remate da meia distância. 3 semanas de trabalho e já está em grande forma... os grandes jogadores são assim!

André Almeida - já me fartei de elogiar André Almeida, mas uma outra vez também não fará mal. Evidente que não tem o talento e potencial do Matic, mas é um autêntico pilar de consistência e regularidade, ainda por cima com entrega e raça excelentes. Polivalente, é raro cometer erros e o facto de ser Português é a cereja no topo do bolo. Grande jogador!!

Enzo Pérez - a peça que faltava para colmatar o vazio deixado por Ramires. Raçudo, com técnica, sem medo de sair a jogar, pitbull a recuperar bolas, que grande jogador que se revelou Enzo Pérez! Só tem que melhorar o remate... Ainda tem que melhorar o ritmo, mas já se começa a ver o Enzo do ano passado.

André Gomes - tem-se visto mais raça no André Gomes, mas acho que ainda pode melhorar. Nota-se que ainda não joga à vontade, como se fosse dono da bola e do mundo. Se conseguir soltar-se, ganhar mais confiança, pode fazer a sua primeira grande época já este ano.

Ruben Amorim - tem mostrado vontade de se redimir das birras do passado. Se continuar assim, pode ser uma excelente opção esta época.

Djuricic - no primeiro jogo mostrou imediatamente, sem medos, a classe e qualidade que tem. Nos jogos seguintes, diminuiu o ímpeto. Ainda tem que se adaptar melhor, mas de certeza que será um jogador fantástico.

Gaitán - médio ofensivo ou extremo? É-me indiferente, faz as duas posições brilhantemente! Nas suas 2 primeiras épocas, demorou uma eternidade a adaptar-se, péssima atitude, preguiçoso, não defendia, não ajudava a equipa, só perdia bolas, etc. Odiei-o, precisamente porque já se via que tinha uma qualidade técnica muito acima da média mas desperdiçava tudo com uma atitude miserável. Nesta última época, JJ finalmente meteu-o a aquecer o banco, onde ele merecia estar com aquela atitude, e começou por apostar em Ola John. Resultado? Nico Gaitán em GRANDE!! Começou a dar o litro, mudou a atitude, defende que parece um pitbull se for preciso, ganhou a titularidade e tornou-se "só" no melhor jogador da equipa, a par do Matic.

Pelas razões que já referi no post sobre o esquema táctico, considero que devíamos jogar sempre com 3 centro campistas, ao estilo da 1ª época do JJ (e consequentemente, com 1 extremo e 2 avançados), ou seja, um trinco, um médio centro e um médio ofensivo. Mesmo em jogos contra equipas mais pequenas sou adepto de utilizarmos 3 homens no miolo, que assim terão muito menos desgaste do que 2 homens contra os habituais 5 que estas equipas colocam no meio campo.

Temos 7 jogadores para 3 posições, ou seja, 1 jogador a mais. Mas sendo o meio campo a zona chave do jogo, não faz mal termos um homem a mais. Mas se tiver que sair um, eu meteria André Gomes a rodar numa equipa Portuguesa, onde fizesse mais de 20 jogos a titular.

Aqui as coisas deverão variar em função da escolha dos 3 avançados, e vice-versa, mas eu escolheria:

               Gaitan
 Titular:                  Enzo
                    Matic


                  Djuricic
Suplente:                   Amorim (ou A. Gomes)
                   A. Almeida


Deixo aberta a discussão sobre a opção por estes 3 médios, ou como JJ tem feito, meter apenas 2 homens?

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Defesa

Depois do empate de ontem, que me incomoda principalmente por termos sofrido mais um golo, algumas considerações sobre a defesa da equipa:

Artur - parece-me ainda lento, pouco ágil. Tem sido sempre utilizado na pré-época, já devia estar num nível melhor. O ponto fraco sempre foi o jogo de pés. Se se tolerava nos primeiros anos, agora acho que já não se admite ver roscas a aterrarem nos pés do adversário em frente à grande área. Isso trabalha-se Artur, toca a melhorar e rápido, para fazeres uma época em grande.

Sílvio - tem-me surpreendido pela positiva. Já menos nervoso e com alguns sinais de garra, tem sido competente a defender e tímido a atacar. Mas o que interessa é que comece por defender bem, depois o resto vem por acréscimo. E o facto de fazer o lado direito ou o esquerdo, faz dele uma enorme mais valia.

Bruno Cortez - sim, ataca bem, tem um domínio de bola razoável e faz uns centros interessantes. Mas não me lixem... é aflitivo ver este tipo em campo completamente aos papéis no que toca a defender. Estamos uma época inteira a trabalhar o Melga para a posição, estará concerteza muito mais sereno e à vontade, experiente na posição. Agora que é altura de retirar dividendos da aposta no Melga, vamos buscar este tipo para voltar tudo à estaca zero? Para lhe ter que ensinar tudo? BURRICE! Até admito que o Bruno Cortez possa vir a aprender a defender (mas duvido, porque é muito tosco, faz lembrar o Emerson - até tive um arrepio agora), e que, aliando as suas qualidades ofensivas ao seu potencial físico (grande e forte) possa vir a dar um bom lateral. Mas isso faria sentido se estivesse um ano inteiro a suplente a ganhar andamento e a aprender para ser lançado no ano seguinte... mas o tipo vem emprestado por um ano e sem opção de compra!!! Qual é a lógica?

Melgarejo - como acabei de escrever, está na altura de retirar os dividendos do investimento feito ao longo da época passada neste menino. Se no primeiro ano da sua vida como lateral, e como jogador do plantel do benfica, se conseguiu impôr daquela maneira (sim, à custa de um ou dois erros que custaram caro, mas o que é facto é que depois estabilizou e fez uma óptima época até ao inexplicável desaparecimento nos jogos decisivos), então esta época, já com mais maturidade, adaptado desde o início à posição e com experiência de "champions", tem tudo para fazer uma época espectacular!

Luisão e Garay - máquinas como sempre, não há muito a dizer. Não me venham dizer que o Luisão está velho. Velho? Está cada vez melhor! Ele que continue a envelhecer assim que está bem! E quanto ao Garay, era bom que continuasse, mas parece que vai mesmo sair...

Roderick e Jardel - sempre criticados, injustamente na minha opinião. Jardel fez metade da época passada a titular, a substituir o capitão. Alguém deu pela falta do Luisão? Nem se notou a diferença!! Jardel é um óptimo central e o melhor é que ainda pode evoluir mais. E já acumulou muita experiência, vamos desperdiçar isto? Acho que é de longe o 3º central da equipa. Se Garay sair, espero que seja o titular. Quanto ao Roderick, alguém já o viu a jogar a Central na equipa A? É que eu ainda não vi! É EVIDENTE que não é um bom trinco e provavelmente por isso é que tem sido tão criticado na blogosfera. Mas lembro-me bem de o ver a jogar nos Juniores (capitão), na equipa B e na Selecção e ver ali um central com enorme categoria e potencial. Agora, ele não tem culpa que o JJ o meta a jogar fora da posição dele.

Mitrovic, Lisandro e Steven Vitória - Mitrovic faz lembrar o Ricardo Rocha. Tem coisas boas como a raça, força, entrega, sem medo de ter a bola nos pés. Mas depois tem coisas más, como fazer frequentemente faltas parvas e escusadas, que só levam perigo às redes do Artur. É preciso ainda avaliar se são mais as coisas boas ou as más. Lisandro parece ter mais potencial, um perigo nas bolas paradas atacantes, à vontade com a bola no pé, já vi uns cortes bons, mas gostava de ver mais. Steven Vitória é um central que mostrou coisas boas no Estoril, mas se terá estaleca para o Glorioso, só o tempo o dirá.
Como se pode ver, temos centrais a mais. Por mim, Lisandro podia, tal como o Mitrovic, ir rodar num clube portugues, para se ambientar ao campeonato e ao nosso futebol. E como Steven Vitória já é mais velho e já com experiência no nosso campeonato, emprestava também o Roderick a um clube português, onde faça a época toda a titular.

Maxi e André Almeida - Maxi acabou a época passada claramente a perder gás. Este sim está a ficar velho, logo, um bocado trapalhão, mas compensa com raça e entrega à Benfica! Sou um fã do Maxi e para mim é o Sub-Capitão da equipa indiscutivelmente! O André Almeida, como já tenho dito, prefiro vê-lo no meio campo, mas tem feito muito bem a lateral direita. Independentemente de onde joga, André Almeida dá tudo e mais alguma coisa em campo e dá gosto vê-lo com aquela camisola. É super consistente e é raro cometer um erro. Já devia estar na Selecção A há largos meses!

Resumindo, a minha defesa para esta época seria:

Titular:              Melgarejo    Garay Luisão    Maxi
1º Suplente:      (Sílvio)            (Jardel)          (Sílvio)
2º Suplente:      (Cortez)          (Steven)         (André Almeida)

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rei Artur

É difícil entender os adeptos benfiquistas. Eu próprio, como adepto ferrenho, tenho dificuldade em entender os benfiquistas. Se calhar é por serem muitos que as opiniões (sobre o próprio clube) divergem tanto. Uma coisa é certa, quer seja por serem muitos, quer seja por ser o clube mais mediático, a enorme quantidade de opiniões divergentes sobre o nosso próprio clube, só prejudica o clube. Parece que temos dificuldade em nos unir todos e empurrar o clube na mesma direcção!

Muitos me responderão que ter opiniões diferentes é saudável e que isso só revela um clube democrático e outras mariquices, etc. Eu não discordo disto, mas o problema é que se ouve (e lê) tanta opinião diferente sobre o Benfica que dá a ideia de que estamos em guerrilha interna permanentemente. E é evidente que isto é completamente prejudicial!

Lembrei-me disto a propósito das críticas de que tem sido alvo o Artur. Não consigo entender a chuva de críticas de que tem sido alvo o nosso GR. O Roberto (até acho que tinha potencial físico e técnico, mas um guarda redes sem o mínimo de resistência à pressão psicológica, como ele era, não tem categoria para defender as redes que já foram protegidas por Preud'homme), um dos piores guarda redes da nossa história, deixou os adeptos tão ansiosos por um GR de jeito que quem viesse teria invevitavelmente todas as atenções viradas sobre si, criando imediatamente uma pressão enorme sobre quem quer que chegasse para esta posição.

O Artur chegou e não deu o mínimo de hipóteses ao críticos. Nem sequer deu a mínima hipótese de concorrência ao então titular da selecção nacional - Eduardo - e foi unânime entre os adeptos. Indiscutíveis qualidades técnicas e principalmente uma calma e tranquilidade fantástica surpreenderam-nos a todos.

Então porque é que vejo agora inúmeros comentários nos jornais e na blogosfera a criticarem e a pedirem um GR novo? Porque criticam agora aquele que aplaudiram? Querem criar instabilidade no plantel? Só porque ele deu uma casa com o fcp e fez meia dúzia de chutos tortos que foram parar aos adversários? As pessoas esquecem-se que por cada erro destes (que se devem contar pelos dedos de uma mão, numa época com 50 jogos), o Artur fez inúmeras defesas impossíveis e safou-nos sempre em alturas em que a equipa não correspondeu!!!

O Artur é um grande GR, é o nosso GR, e só temos é que o apoiar. Começar a dar importância a um ou outro erro que tenha cometido, só vai aumentar a pressão sobre ele e prejudicar a equipa. A época está a começar, precisamos de estabilidade, de união em torno da equipa, precisamos de ti em grande, Rei Artur!!