segunda-feira, 28 de abril de 2014

Grande estreia no Porto Canal

Para o post de hoje (e o respectivo título), assunto era coisa que não faltava:

Podia-me debruçar sobre a arbitragem autenticamente ÉPICA do jogo de ontem - ao nível dos bons anos 80 e 90 - com mais um bar aberto de pitons para os jogadores azuis.
Podia assinalar que, DESTA, JÁ OS LIVRÁMOS!
Podia, e ele bem merecia, destacar o ENORME JARDEL (só não o faço porque já vários o fizeram)!
Podia dedicar o texto aos OLÉs que foram ouvidos em pleno Dragão e à patética exibição do FCP contra 10 suplentes!
Podia destacar que o capitão deles é um gajo que normalmente é suplente do Abdoulaye!
Podia ressalvar a mentalidade "Somos Porto!", quando, com 11 contra 10, os jogadores do FCP não devolveram a bola aos jogadores do Benfica, que tinham atirado para fora, para assistência a um jogador lesionado.
E por aí adiante...

Mas no meio de tanto tema, e apesar da enorme alegria que o jogo de ontem me trouxe por todas e mais alguma razões, não consegui ficar indiferente à transmissão televisiva deste encontro, que assinalou a estreia do Porto Canal nas transmissões em directo e em exclusivo dos jogos do Futebol Clube do Porto no estádio do Dragão.

Nunca tinha visto (e ouvido) uma coisa assim na minha vida. Destaco só esta: quando, a certa altura, reparei que havia vários minutos que não se ouvia o relato do jogo, estando os dois artistas entretidos a enxovalhar e a gozar com o Cardozo há uns 3 minutos, fui obrigado a desligar o som da televisão e só mesmo o facto de um dos protagonistas ser o Glorioso é que me impediu de mudar de canal.

Dei por mim a ter que olhar para o logotipo no canto da televisão para verificar se estava mesmo no Porto Canal!?

De repente é que me lembrei que o FCP, no final da época passada, rasgou o contrato com a Olivedesportos e avançou para as transmissões por conta própria!! Aí, a tertúlia sobre o Cardozo já me começou a fazer sentido.

Já não me lembro bem do que se passou no defeso, mas foi assim, não foi? Esta minha memória tem dias...

Entretanto hoje, do nada, lembrei-me dum canal antigo que deixou de transmitir - chamava-se TeleVisão Independente.

Independente, e não Imparcial ou Isenta ou Idónea! Não confundir!

sábado, 26 de abril de 2014

De apreensivo a esperançoso

Tal como previ no post de antevisão à meia final da Liga Europa, a partida com a Juventus não foi um jogo muito bonito. Mas a verdade é que nem por isso deixou de ser um grande jogo, muito disputado.

Como era de esperar, a equipa ia aparecer cansada. Conseguimos uma boa primeira parte, com intensidade, mas, inevitavelmente, na segunda parte não conseguimos manter o ritmo. Depois de uma semana e meia com três jogos muito desgastantes (quase sem rotatividade no 11), é compreensível.

Se já encarava esta meia final com muita apreensão, então quando Salvio e depois Gaitan se lesionaram, ainda fiquei mais preocupado. Mas parece-me que a equipa esteve bem, mais uma vez MADURA e EXPERIENTE. Parece-me que, apesar do cansaço evidente, em muitos momentos massacrámos os italianos (e noutros fomos nós massacrados) e provámos que temos mais do que equipa para os eliminar.

Quando o jogo terminou saí com a sensação de: "podia ter sido melhor, mas a verdade é que também poderia ter sido pior". Uma sensação agridoce, portanto!

Conte considerou que o resultado foi injusto e eu não poderia estar mais de acordo com ele. É que se aquele penalty evidente tivesse sido assinalado, teríamos vencido por 3-1!! Este sim, seria um resultado justo.

O que importa é que saímos vivos e em vantagem desta primeira mão. A 2ª mão será mais difícil, mas a verdade é que também já vamos poder encarar esse jogo com outras condições, com uma equipa mais descansada fisicamente e com alguns regressos importantes (principalmente o Gaitan). Não há razões para não encarar a 2ª mão com muita esperança num bom resultado!!

Equipa para o jogo com o FCP:
Oblak (para ganhar confiança para o jogo com a Juve); André Almeida, Steven, Jardel, Giani Rodriguez (ou Bruno Gaspar); André Gomes, Ruben Amorim, Ivan Cavaleiro, Sulejmani; Bernardo Silva (ou Funes Mori) e Cardozo

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Adivinho um jogo feio

Tenho visto muita gente eufórica, provavelmente ainda inebriados com a alegria do 33º título, a prever um grande jogo para hoje, uma meia final fantástica, uma velha noite europeia...

Pois bem, meus amigos, posso estar enganado, mas eu cá estou a adivinhar um jogo horrível hoje!

Se pensarmos bem, vimos de uma semana e meia tremendamente desgastante. E uma semana e meia em que não houve praticamente rotatividade na equipa (pela primeira vez na época!). São 12/13 jogadores que, em 10 dias, tiveram pela frente um Arouca complicado, um jogo "dez contra onze" muito desgastante com o FCP e agora contra o Olhanense tiveram que dar o litro mais uma vez.

Perante isto (e ainda por cima com as duas asas cortadas: Gaitan e Salvio), prevejo uma equipa um pouco cansada, menos criativa, que terá que ser realista e assumir que provavelmente não será possível jogar como gostamos e estamos habituados. Prevejo um jogo feio, pouco ofensivo e com muita contenção e luta ali no meio campo.

O que importa, hoje, não é que seja um grande jogo, mas que consigamos um resultado que nos permita encarar a 2ª mão com optimismo.

A partir de hoje já vamos poder rodar a equipa durante os fins de semana. Se tudo correr bem, ao contrário de hoje, na 2ª mão já poderemos esperar um Benfica muito forte, ao seu melhor nível. Torna-se, então, imperial chegar lá com um resultado positivo (para mim um 0-0 já não seria nada, mas nada, mau!).

Concluindo: não se admirem de jogarmos feio esta noite, mas não deixem de apoiar e muito, porque hoje será muito importante o público puxar a equipa para cima!! Hoje cabe-nos a nós, adeptos, segurar esta equipa.

Para 11 inicial fica a sugestão: Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira; André Gomes, Enzo Pérez, Amorim; Markovic, Rodrigo, Lima.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sem dúvida o prémio de MVP do Campeonato vai para...

...MANEL!!!

Enorme a equipa, ontem, a conseguir mais uma vez dar a volta a uma entrada em campo nervosa, para concluir o jogo com uma segunda parte categórica!

PARABÉNS CAMPEÕES! Que título tão saboroso, depois daquela época infeliz o ano passado... merecemos esta enorme alegria!!

Esta equipa finalmente está madura e chegou a altura de colher os frutos. Depois de 3 jornadas de nível de dificuldade altíssimo - Braga fora, que tem sido sempre um obstáculo duro de roer; Rio Ave em casa, que tem sido uma das melhores equipas do campeonato fora de casa; Arouca fora, a jogar já com os nervos da nossa equipa - ontem voltámos a conseguir superar um adversário difícil, que veio à Luz de autocarro e estacionou-o à frente da baliza. Jogo mais uma vez complicado, mas que a equipa soube encarar da melhor forma e contornar os obstáculos que se lhe punham à frente.

E a maior prova da maturidade desta equipa é o facto de, perante cada adversidade que surgiu durante o campeonato, ter aparecido sempre algum jogador a ajudar a equipa a superar o obstáculo e a levar a equipa toda atrás! Será difícil esquecer quando:
  • a época começou e a equipa, ainda a remoer os traumas do ano anterior, jogava muito pouco e era o Salvio o único que nos puxava para a frente;
  • a seca de golos era grave e voltou Cardozo para marcar uns 4 ou 5 golos cruciais, que garantiram ali 3 ou 4 vitórias importantíssimas num momento em que perder pontos seria ver o fpc a aumentar para 7 ou 8 pontos a distância;
  • Maxi Pereira teve um dos piores arranques de sempre no Benfica e tivemos André Almeida e Sílvio a fazerem esquecer o Uruguaio;
  • depois de um início de época também terrível de Matic, encontrámos um Braga pela frente que nos iria roubar pontos, não fosse o Sérvio finalmente ressurgir com grande exibição e garantir-nos os 3 pontos e arrancar para um resto de temporada em grande nível individual;
  • JJ foi castigado por 2 meses e Luisão assumiu o papel de enorme Capitão e uniu a equipa toda;
  • Salvio partiu a perna e Ivan Cavaleiro aguentou muito bem as hostes, até Markovic subir o nível e fazer esquecer o Argentino;
  • Matic foi-se embora e Fejsa também subiu o nível e, se não fez esquecer Matic, pelo menos cumpriu com distinção. E quando Fejsa se lesionou o Ruben Amorim o fez esquecer. E quando o Ruben se lesionou, mais uma vez apareceu o André Almeida;
  • Artur começou a vacilar e o Oblak veio tranquilizar a equipa;
  • Maxi Pereira voltou ao nível a que sempre nos habituou quando a equipa começou a precisar de fazer rotatividade;
  • Lima e Rodrigo sintonizaram finalmente e começaram a fazer uma dupla temível;
  • Luisão e Garay apareceram na hora H a facturar quando Lima e Rodrigo não o fizeram;
  • Enzo Pérez decidiu coroar as suas magníficas, mas discretas, exibições com uma exibição nada discreta contra o Sporting;
  • Siqueira e Gaitán, quando os primeiros sinais de cansaço da equipa começaram a surgir, trouxeram uma dinâmica impressionante ao nosso jogo;
  • Salvio voltou ao seu nível após longo calvário e precisamente na altura em que Markovic começou a ser menos regular;
  • Jardel reapareceu mais uma vez em grande nível e raça, para substituir um Capitão a precisar de descanso;
  • depois de 4 jogadores terem jogado a trinco, surgiu o fenomenal André Gomes (o 5º jogador nessa posição), que conseguiu esfrangalhar o fcp e agora exibiu-se em grande contra o Olhanense;
É por tudo isto que o prémio de melhor jogador vai para o nosso amigo MANEL! Este, representa o colectivo. E o colectivo foi sem dúvida a nossa grande arma neste campeonato! E também não há dúvida que o grande responsável por este colectivo é Jorge Jesus!!

Obrigado Benfica!!

PS- quinta feira há mais

quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 contra 14... nem assim!

Depois de no jogo do campeonato o Sistema ter evitado o que se adivinhava como a vingança dos 5-0 de AVB, ontem, mais uma vez, a mão que embala a corrupção impediu que o FCP saísse da Luz com a devolução com juros daquilo que eles tão orgulhosamente se referem como 5LB.

A diferença de ter sempre o conforto de um Sistema protector é exactamente esta: quando o FCP está por cima e o SLB por baixo, eles alcançam goleadas históricas. Quando é o contrário, o máximo que nos é permitido é marcar uns 3 golinhos!

Não tenho a menor dúvida de que, tanto neste jogo como no primeiro jogo do campeonato, com uma arbitragem discreta no mínimo, tínhamos enfiado 5 ou 6 batatas nos batoteiros.

É uma pena que a história recente do futebol português se escreva de tantas distorções da verdade! Mas em boa hora chegou o Acordo (Lusobrasileiro) Ortográfico, tão apropriado para escrever a história do clube das Brasileiras. Mas agora já me estou a dispersar...

O que interessa hoje é que este 3-1 tem tanto ou mais impacto do que o 5-0! Este 3-1, que sabemos ser um resultado distorcido, sacia toda e qualquer vontade de vingança. Os 5-0, a partir de hoje, ficam finalmente para trás das costas e prosseguimos com sensação de missão cumprida e vingança resolvida. Porque sabemos (todos, Portistas incluídos) a distorção destes números, destes 3-1.... sabemos que estivemos mal no ano de AVB, mas também sabemos que este ano (e ontem) estivemos tão bem ou até melhor do que eles nesse ano. A espinha encravada desapareceu!! Venha o futuro...

Vamos a umas continhas:
-Primeira mão, 2 ou 3 titulares contra 11 titulares
______Resultado, FCP-1 0-SLB_______
-Segunda mão, 10 contra 14
-Dos 10, ainda tínhamos 2 titulares no estaleiro
-Ou seja, 8 titulares + 2 suplentes contra 14 titulares indiscutíveis
______Resultado, SLB-3 1-FCP_______

Tenho pedido à equipa, aqui no Blogue: RAÇA RAÇA RAÇA!

Hoje não peço nada... hoje só quero agradecer.

OBRIGADO!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Equipa madura não acusa a pressão!

Que jogaço que fizemos em Aveiro!!

Já vi por aí muita gente a dizer que o Arouca foi atropelado e que, se não fosse o GR, tinham levado 10 na pá e etc etc...

Concordo que o Cássio tenha feito um jogo enorme, mas não posso estar mais em desacordo quanto ao desempenho do resto da equipa do Arouca. É certo que não demonstraram poder criar grande perigo no ataque, mas esse também não era o objectivo deles. Esta equipa do Arouca defendeu MUITO e MUITO BEM!! E sem ter necessariamente que estacionar o autocarro à frente da baliza.

Com uma estratégia (compreensível) de adiar ao máximo o golo e criar ansiedade na nossa equipa, procurando servir-se dos traumas da equipa Benfiquista dos anos anteriores, o adversário vinha com a lição bem estudada.

O Arouca foi extremamente competente a pôr em prática a sua estratégia, trabalhando em equipa e defendendo quase irrepreensívelmente. Repito: defenderam MUITO e BEM!

E isto só vem demonstrar o mérito da equipa do Benfica. O problema do Arouca é que nós jogámos ainda melhor! Jogámos MUITO! Atacámos MUITO! E não demos sequer hipóteses que eles nos assustassem com um qualquer lance de bola parada.

Reparei, tal como o JJ disse, que a equipa estava ansiosa. Notou-se (ligeiramente) que queríamos marcar rápido para resolver a questão e isso fez com que nos precipitássemos muitas vezes (e a falta que fez o Luisão para acalmar os companheiros!!). Mas a equipa demonstrou estar muito madura e experiente e lá conseguiu aos poucos tranquilizar-se e pôr em prática aquilo que tão bem sabe fazer. Lidámos com a pressão de uma forma superior!!

Resumindo:
-um Arouca muito competente a defender.
-um Benfica muito competente a contornar o bom jogo do adversário.
-muito mérito para o Arouca e mérito total para o Benfica!!

Parabéns aos jogadores e parabéns ao treinador!!

Agora, a uma vitória do título, acho que temos margem de manobra suficiente para alterar o esquema de rotatividade que tem vindo a ser (muito bem!) utilizado. Está na altura de meter a equipa mais forte a meio da semana e fazer as poupanças durante o fds.

Não porque haja uma alteração nas prioridades, mas antes porque confiamos plenamente nos Cardozos, Salvios e Andrés para fecharem o Campeonato, libertando assim os Rodrigos, Limas, Gaitans e Enzos para as tarefas complicadas que serão o FCP e a Juventus.

Já sabem o que se pede aqui no blog: HUMILDADE E RAÇA RAÇA RAÇA!!!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Rodar tudo na 5f, porque nos dois jogos seguintes não pode haver poupanças!!

Sobre o jogo de ontem, não tenho nada para dizer. Estou sem palavras!! Só tenho smiles mariconços :) :)

Todos merecem destaque, mas o meu vai para o Homem da 2ª volta do campeonato (começou com o fcp ainda na 15ª jornada)... RODRIGOL! Que jogador fabuloso em que se tornou!


Agora na 5f contra o Alkmaar é rodar a equipa toda (se a equipa suplente ganha na Holanda, não há razões para que não o faça na Luz) porque vamos precisar de todos fresquinhos para os dois jogos seguintes: Arouca e FCPorto.

Nestes dois jogos não pode haver poupanças... e quando eu digo poupanças, não estou a falar de rodar jogadores. Não há problema nisso!

Estou a falar de cada jogador, individualmente, poupar o seu esforço a pensar no jogo seguinte. NÃO! Isso é que não pode acontecer nestes dois jogos.

Cada jogador vai ter que dar 100% em cada minuto e em cada segundo. E se rebentar fisicamente, não há problema, tem alguém para o substituir imediatamente que jogará tão bem ou até melhor. É essa a força da nossa equipa, o colectivo, o plantel.

Se ganharmos estes dois jogos, teremos um resto de campeonato muito mais folgado. Daí a sua importância!! É o pico da montanha esta próxima semana. Se os ganharmos, a partir daqui podemos gerir campeonato e taças e podemos dedicar-nos à Liga Europa com tranquilidade.

O que se pede é HUMILDADE E RAÇA RAÇA RAÇA!!! Até ao fim...

PS - viram a cara do Cardozo depois do primeiro golo? O semblante mudou imediatamente, o olhar fulminante voltou... bem vindo de volta Tacuara!!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cardozo de volta aos golos?

Agora já querem despachar o Cardozo no final da época!!

Esta gente não se decide... no ínicio da época era o Lima que já era uma miséria e que estava a ficar velho e o Cardozo era fantástico. Agora querem o Lima na Selecção (Nacional ou Brasileira) e o Cardozo é que já está acabado...

E que tal apoiarem, tanto um como o outro, sempre? Hoje é Cardozo que anda desinspirado, mas amanhã será o Lima e nessa altura é com o Tacuara que vamos contar. Tal como aconteceu no início da época.

Não percebo este sadomasoquismo de desatarmos a criticar jogadores mal eles têm uma oscilação no rendimento. Sim, tem que ir para o banco até recomeçar a render! Mas não, não temos que o empandeirar já para os Emirados Árabes Unidos.

Com Cardozo não há cá formas físicas...
Com Cardozo há confiança ou falta dela.
Há um instinto apurado ou um instinto adormecido.
Há Cardozo ou há Tacuara.


A Cardozo vai bastar marcar um golinho para incendiar aquele instinto matador. E tenho a certeza que, se "regressar", Cardozo será peça chave nas finais que por aí virão!!

É por isto que hoje estou a torcer para que Cardozo consiga marcar um golinho!! Nem que seja uma rosca, um penalti, um livre, um "só de encostar", qualquer coisa. É preciso é uma faísca que reacenda aquele pé esquerdo fantástico!!

Já agora, era bom que a inspiração do Salvio também desse sinais de vida. Ajudaria, não só o Cardozo, como a própria equipa até ao final da época!!

Tacuara e Toto, é hoje??

terça-feira, 1 de abril de 2014

Poupanças a dar resultado, evidentemente!!

Para quem tanto criticou as poupanças de JJ contra o fcp, o resultado está à vista:

O fcp pagou a factura contra o nacional e fez uma miséria dum jogo. Resultado: DERROTA
O Benfica entrou com tudo em Braga, fez o golo e depois conseguiu gerir o resultado até ao fim. Resultado: VITÓRIA

Se foi uma vitória dificil, imagine-se o que teria acontecido se tivessemos jogado com os mesmos na 4f!!!

Já o Sporting "poupou" a equipa toda na 4f e mesmo assim, no fim de semana, em casa, viu-se à rasca para ultrapassar o Guimarães.

Neste momento, estamos a competir em condições "desiguais". O Sporting tem 5 jogos até ao final da época. O Benfica tem um mínimo de 9 jogos e um máximo de 14 jogos até ao final da época.

Portanto, se queremos competir nestas condições, é evidente que temos que repartir o esforço por todo o plantel!! E quando chegar a 2ª mão da meia final da Taça, provavelmente já teremos folga para meter a carne toda no assador e dar a volta à eliminatória com toda a confiança.

Agora é tudo unido até ao fim e já sabem o que se pede: RAÇA RAÇA RAÇA!!!!!!

PS - JJ, se Cardozo era o marcador dos penalties quando era titular, agora é evidente que o marcador de penalties é Lima (mesmo que o Cardozo esteja em campo). Meter o Rodrigo a marcar aquele penalti????? Não podemos dar estas abébias pá!!! Neste momento, se o Lima está em campo, tem que ser ele a marcar os penalties (a não ser que já esteja 3-0).